Projecto CESVIVER

CESVIVER – mais um projecto da CES

Em 2008, a Casa do Educador lançou o projecto da CESViver, um serviço de companhia para sócios e outras pessoas que vivam sós. Através de Cursos de voluntariado, preparamos pessoas para acompanhar semanalmente os beneficiários deste serviço de acompanhamento.

A Casa do Educador estabeleceu protocolos com entidades e empresas prestadoras de serviços que oferecem vantagens aos sócios e familiares da Casa do Educador, professores e alunos da Unisseixal, beneficiários e aderentes da Cesviver.

Os Corpos Sociais da CESViver são eleitos em Assembleia Geral de três em três anos e são constituídos por uma comissão executiva e alguns voluntários.

Projecto da CESVIVER

  1. A CESVIVER é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal criado para atender as necessidades mais prementes dos idosos e suas famílias na solidão e/ou dependência. A CESVIVER pretende oferecer um serviço de companhia, numa primeira fase. A sua ação estender-se-á a todo concelho do Seixal, abrangendo sócios e não sócios.
  2. São fins da CESVIVER:
    a. Apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente com mais de 65 anos, de modo a melhorar a sua qualidade de vida;
    b. Promover as relações de cooperação entre familiares, amigos, vizinhos e beneficiário, através de voluntários que gostam de viver em espírito de solidariedade;
    c. Promover junto das entidades responsáveis a necessidade de serem criados serviços de apoio domiciliário integrado para ajudar os mais idosos a melhorar a sua qualidade de vida.
    3. Para concretizar os seus objetivos, a CESVIVER compromete-se a:
    a. Criar um corpo de voluntários que apoiem os idosos em solidão e dependência, apoiados por técnicos habilitados para os diferentes serviços;
    b. Adquirir equipamentos e serviços adequados para o melhor desempenho dos seus colaboradores;
    c. Dinamizar ações de formação para voluntários e colaboradores, de modo a melhorar os serviços prestados;
    d. Diligenciar protocolos com entidades e empresas de modo a satisfazer necessidades;
    e. Desenvolver projectos que visem a integração comunitária e social dos mais velhos;
    f. Realizar programas de formação recorrendo aos seus associados e aderentes;
    g. Candidatar-se ao seu reconhecimento como entidade formadora;
    h. Prestar serviços de formação a empresas e associações para apoio financeiro.