Por Aqui e por Ali

- Inglaterra foi o início desta viagem, mais propriamente Glastonbury. Hoje é um centro de turismo religioso e de peregrinação. Diversos ramos do misticismo e paganismo coexistem com a herança católica.

- A cidade de Glastonbury (Somerset) é particularmente notável pelos mitos e lendas a respeito da colina próxima dali, a Glastonbury Tor, que se encontra completamente solitária em  Somerset Levels. Esses mitos são a respeito de José de Arimatéia, do  Santo Graal e do Rei Artur.

- A caminhada pela Tor até à torre no topo, onde se encontram os restos parcialmente restaurados de uma antiga igreja ,é recompensada por vistas da área de Somerset. De lá, é fácil visualizar como Glastonbury foi uma ilha.

- Tor é mencionado na mitologia celta , particularmente em mitos ligados ao Rei Arthur , e tem várias outras associações mitológicas e espirituais duradouras.

Nos arredores do Glastonbury Tor encontram-se os Jardins ChaliceWell. Aqui conta-se que Rei Arthur e seus cavaleiros se curavam após sangrentas batalhas. O local sagrado hoje recebe milhares de visitantes durante o ano

- Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, é o segundo maior festival de música a céu aberto do mundo. Conhecido principalmente por suas apresentações musicais, também possui atrações de dança, humor, teatro, circo, cabaré e outras formas de  arte.

- Cornualha é uma combinação de praias de areias claras e de ondas perfeitas para o surfe. A vista fascinante de vales densamente arborizados e do cintilante mar azul junta-se a uma paisagem variada e exuberante, com vilarejos comerciais históricos, encantadoras vilas de pescadores e graciosas aldeias ao longo do rio. Seu ponto mais extremo a oeste, chamado Land’s End, precipita-se no Mar Celta. Foi habitada pela primeira vez pelos povos do neolítico e da idade do bronze e posteriormente, já na idade do ferro, pelos celtas.  É a parte céltica da Grã Bretanha.

- Stonehenge é formado por imensos blocos de pedras dispostos em forma circular e construídos a partir de 3100 a.C., em três fases de construção. Foi alvo de  estudos e aperceberam-se que durante este período já tinham conhecimentos sobre os fenómenos astronómicos. É um local de culto durante os solstícios.

- Dubrovnik cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul. conhecida pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história e como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado. Cidade medieval bem preservada, com as muralhas praticamente intactas, preserva  a sua história e é banhada pelo belíssimo Mar Adriático. Fortemente católica, a cidade reservava o cargos de magistratura aos membros dessa religião, e por vezes obrigou os ortodoxos a converterem-se.

- Austrália, repleta de “paisagens montanhosas, arquitetura exuberante e história. Recordar Salzburgo e o local onde foi filmado  Música no Coração baseado na história real da família Von Trapp. Lembrar Mozart Wolfgang Amadeus Mozart um dos compositores mais reconhecidos do mundo e um superstar austríaco da era clássica.

- Munique e o seu Jardim Inglês (Englischer Garten), o espaço verde mais popular desta cidade, com trilhos para caminhada e ciclismo que oferece muito para explorar, incluindo uma casa de chá japonesa, um rio artificial onde se pratica atividades náuticas e jardins de cerveja tradicionais.

- A Grande Muralha ou  Muralha da China é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno foi construída para consolidar o império de Qin Shihuang e tinha como objetivo proteger o país dos invasores e também ocupar os homens desordeiros e soldados que com o fim da guerra ficavam sem trabalho.

Em 4 de junho de 1989, a China encerrou de forma brutal o  protesto em massa por liberdade e democracia na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). A violência militar resultou em centenas de mortos e milhares de feridos.

- O Campo de Concentração de Dachau é um dos campos de concentração mais representativos do massacre nazista. que se conservam junto com o de Auschwitz- Birkenau. Começou por ser utilizado para prender os prisioneiros políticos, depois passou a recebe judeus, ciganos, homossexuais e testemunhas de Jeová. Era um local onde realizavam trabalhos forçados, sem condições para viver, mas de tortura.

- Porto Ventura –Lugar aprazível, de calma e divertimento. É o maior parque de divertimentos da Europa. Está dividido em seis zonas temáticas distintas, que pretendem representar cinco locais diferentes do mundo e "Sesame Street”.

- Porto é a segunda maior cidade de Portugal e aquela que deu nome ao país. Desde 1996 que o seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Uma cidade com monumentos históricos, pontes centenárias, parques, e o magnífico rio Douro. Uma cidade cheia vida, conhecida também pelas artes, investigação, inovação e empreendedorismo.

- São Tomé e Príncipe são ilhas são íngremes, com uma zona de planície limitada. No sul e no oeste há altas montanhas de origem vulcânica, enquanto a paisagem se torna mais planas no extremo  norte. O solo, com basalto e fonólito, é relativamente fértil tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido. É um importante local de nidificação de tartarugas marinhas. A cana-de-açúcar foi predominante e só no século XIX é que a agricultura foi estimulada no arquipélago com o cultivo de cacau e café. Povo pobre muito ligado às suas crenças religiosas ou espirituais

- Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental, as suas ilhas de origem vulcânica são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão ativo, na ilha do Fogo O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupo. Tem uma economia subdesenvolvida e que sofre com uma carência de alternativa de recursos e com o crescimento populacional. Os principais meios económicos são a agricultura, a riqueza marinha do arquipélago, a prestação de serviços e o turismo Os principais produtos exportados são o café, a banana e a cana-de-açúcar, que possuem mercados restritos e limitados. Na agricultura produzem quase só para consumo interno.

O povo cabo-verdiano é conhecido por sua musicalidade, bem expressa por manifestações populares como o Carnaval de Mindelo. Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque. Cesária Évora  foi a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo.

Foi aqui que terminou a “viagem”. Muito mais foi referido pelo professor António Santos a quem estamos muita gratos

Para terminar esta tarde principiou-se a preparação dos ornamentos de Natal.

Rosa Duarte