Medalha de mérito à professora Rosa Duarte

Rosa Duarte recebeu, a título póstumo, a Medalha de Bons Serviços Municipais no 186.º aniversário do concelho do Seixal. Esta medalha é atribuída aos munícipes ou entidades que no exercício das suas funções profissionais ou extraprofissionais tenham contribuído pelos seus conhecimentos, interesse ou dedicação para a melhoria e eficiência dos serviços prestados à população.

Câmara Municipal do Seixal - Obrigada

Vivências na CesViver

A Casa do Educador sente-
se homenageada também pelo reconhecimento do bom serviço prestado pela professora Rosa,

enquanto Presidente da Assembleia Geral da CES e Diretora executiva do projecto CESVIVER, entre outras atividades profissionais.

Bem Hajas Rosa pelo testemunho sempre vivo e presente junto de nós.
No Fórum Municipal do Seixal, recebeu a medalha de mérito de Rosa Duarte, a sua filha Zuelma, entregue pela Vereadora da Educação Maria João Macau. LB
06/11/2022

Medalha de Bons Serviços Municipais

Seixal celebrou 186.º aniversário do concelho


Informação-Cesviver 2022-23

Categoria :Informação

1 - Informam-se todos os aderentes que o início das atividades na Cesviver é no próximo dia 27 de setembro, com o professor Jaime Ribeiro.
No mesmo dia será apresentada a nova Diretora Executiva da Cesviver, a professora Isabel Gandum.
 
2 - As aulas de Chi-Terapia têm início a 11 de outubro.

Funeral

Categoria :Destaque

Mensagem aos sócios e amigos

Caras associadas / caros associados da Casa do Educador,

Somos, por vezes, ao longo da vida, confrontados com o inevitável e, por vezes, a tragédia assume a forma do definitivo.
Foi isso que aconteceu com a Rosa. Definitivamente, deixou-nos.

Mas, decididamente, ela não nos deixou, pois a todo o momento que nos recordarmos da Rosa Duarte será a preparar as actividades na CESVIVER ou a organizar as Assembleias Gerais da CES. Ou simplesmente a movimentar-se pela nossa sede e a conversar. Ou a dirigir uma AG (Assembleia Geral). Ou a promover actividades com as “meninas”. Ou, ou, ou….
Ou a fazer o que sempre fez: ser uma mulher afectiva, voluntária, solidária, útil.
Vais fazer-nos muita falta, Rosa.

O Presidente da CES

Celebrações fúnebres

A partir das 17:30 horas de Sexta-feira podemos velar o corpo da Rosa, na capela mortuária de Amora.

Haverá Missa às 14:30 horas de Sábado na igreja de Nossa Senhora do Monte Sião, em Amora.

O funeral será às 16:30 de Sábado, no Complexo Funerário da Quinta do Conde.


Faleceu a Profª Rosa Duarte

Categoria :Destaque

Há notícias que nos deixam derrotados, tal o choque que provocam.
Recebemos hoje a informação do repentino falecimento da prof.ª Rosa Maria Duarte, acometida de um aneurisma, quando se encontrava no norte do país.
Para conhecimento de todos, a Rosa gastou a sua vida ao serviço da Casa do Educador desde a sua fundação há 20 anos, assumindo cargos importantes e dedicando-se no dia a dia à manutenção criativa das atividades da CESVIVER, valência de que era Diretora, contribuindo assim para dar sentido e gosto de viver aos menos jovens que todas as terças-feiras acudiam à sede da CES. Era ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A Rosa viveu a servir os outros em comunidade real e, antes do seu trabalho na CES, já se dedicara também ao serviço social no Centro de Assistência Paroquial de Amora.
Sofremos por ver que a Rosa foi levada cedo para o além, sofremos por ver como a sua família ficou desolada por falta da mãe e sofremos por vermos a falta que a Rosa vai fazer à Casa do Educador.
O seu funeral ainda não está marcado. A filha estima que poderá realizar-se no próximo fim de semana. Quando soubermos, informaremos.
Estamos unidos em espírito a toda a família da nossa amiga Rosa Maria, a quem apresentamos sentidos pêsames.
Paz à sua alma. Que o seu exemplo se multiplique.


Homenagem à Professora Rosa Duarte

Como foi possível deixar-nos assim, de um momento para o outro, querida colega, amiga e aluna Rosa.

Há dias atrás estivemos a organizar ideias para o projeto da Cesviver, tínhamos ainda tanto para trabalhar em conjunto…não quero acreditar, estou incrédula, isto parece um sonho irreal…

As tuas senhoras eram a tua alegria, manifestavas o teu esforço e empenho, quando falavas delas. Conseguiste este ano, após uma pandemia, organizar atividades, com convidados e colaboradores, de Setembro a Junho, não esquecendo o apoio sempre disponível do João Correia e da D. Carmen, na CES. 

As visitas que fizeste ao longo destes últimos anos: Cafés Delta, Vila Franca de Xira e Arraiolos fizeram parte do teu projeto e conseguiste ver a felicidade de todos quantos te acompanharam. Bem hajas!

Deixaste aqui, neste site da CESVIVER um pouco da tua vida, o exemplo de trabalhos elaborados com carinho e entusiasmo ou seja, memórias que permanecem para sempre no coração de todos.

Nota: (Textos escritos, ilustrações e as diversas pesquisas são todos da sua autoria; fazia gosto enviar tudo pronto de modo a dar o menos trabalho possível para ser publicado)

Durante a pandemia e nas interrupções para férias nunca parou, tinha sempre uma mensagem de parabéns a enviar aos aniversariantes do mês anterior para ser publicada e partilhava para as utentes e amigos da Cesviver. Cumpriu a sua grande missão em prol dos outros e sentia-se feliz.

Inscreveu-se este ano, 2021-22, na turma de iniciação sites e blogs empenhada em aprender a publicar artigos no site da Cesviver, aonde estão registados os últimos artigos. Como aluna, na sala de informática estava sempre disponível para os colegas do lado, pois conseguia ter mais conhecimentos práticos e partilhava com quem lhe pedia ajuda. A colega Antónia não a dispensava. “Foi muito bom ter conhecido esta colega”…Bem hajas Rosa, aonde estiveres.

Fica aqui uma foto de grupo dos colegas da turma de Iniciação Sites e Blogs, no último Natal de 2021 que vivemos juntos, em homenagem à minha querida aluna Rosa Duarte, amiga e colega de profissão e do teu amigo Agostinho, como o tratavas sempre.

Que tenhas a tua recompensa na eternidade e que a tua alma descanse em Paz ✝️.

🙏 Obrigada Rosa Duarte

As condolências dos amigos e colegas da turma da Unisseixal à familia, neste momento de dor e saudade.

À Casa do Educador, os nossos pêsames, pois foi uma sócia que durante vinte anos assumiu cargos importantes, dedicando-se no dia a dia à manutenção criativa das atividades da CESVIVER, valência de que era Diretora, contribuindo assim para dar sentido e gosto de viver aos menos jovens que todas as terças-feiras acudiam à sede da CES. Era ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Muito contribuiu para o seu bom funcionamento e neste momento todos sentimos a sua falta.

Luisa Bernardo





Cesviver-Encerramento das atividades

Categoria :Cesviver

Paragem para férias

Hoje realizou-se o encerramento das atividades da CESVIVER referentes ao ano letivo 2021/2022.

Nesta tarde de terça-feira, dia 28 de junho de 2022, era nosso propósito avaliarmos o trabalho deste ano e apresentar possíveis sugestões para o próximo. Todas as utentes tiveram o seu momento para se pronunciarem sobre o assunto. Fez-se o registo do que foi sugerido a fim de ser analisado pelo grupo de trabalho e procurar a sua viabilização.

De seguida, foi a vez de lerem a quadra ou poema que escreveram.

Depois realizaram-se jogos de perguntas e respostas que abordavam vários temas: adivinhas, gastronomia, provérbios entre outros e, não faltou o espaço para se cantar.

Foi uma tarde com bastantes surpresas pois a amizade e a partilha de saberes e sabores esteve presente.

Agradeço aos Aderentes; ao Senhor Presidente da CES; aos órgãos sociais da CES; à colega que todas as semanas divulga o que se realiza no âmbito desta valência da CES; aos convidados que dinamizaram/orientaram sessões; às funcionárias da CES; aos elementos que integram a comissão executiva da CESVIVER  e suas voluntárias, todo o apoio e disponibilidade dado a este projeto pois só assim foi possível atingir os seus objetivos.

Boas Férias!

Rosa Maria Duarte

Partilhar vivências na Cesviver

Momentos poéticos


14º Aniversário da CESVIVER

CESVIVER Celebra o seu 14º Aniversário

Dia 19 de junho de 2022 a CESVIVER-CES completou o seu 14º aniversário, mas só foi possível comemorar essa data a 22 do corrente mês.

Na Galeria da Casa do Educador do Concelho do Seixal deu-se início ao programa com a presença dos convidados: Senhor Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia da Amora, Senhora D. Umbelina Ribeiro, presidente da ARTES, Professora Fátima Salvado em representação da UNISSEIXAL; orientadores de atividades; utentes/Aderentes e amigos.

O Senhor Presidente da CES, professor Jaime Ribeiro, abriu a sessão, cumprimentando e agradecendo a presença de todos. Teceu elogios, ao trabalho que vem sendo realizado em regime de voluntariado, a todos os que participam neste projeto, desejou que continuassem por muitos anos a proporcionarem momentos felizes a quem nos procura.

De seguida, foi dada a palavra aos convidados que, no geral, felicitaram pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022; deram Parabéns à CESVIVER-CES; falaram dos benefícios deste projeto para a população; fizeram saber que estavam disponíveis para continuar a apoiar, colaborar e até realizar, no futuro, intercâmbios, sempre que fosse possível.

Dando seguimento ao programa, o nosso convidado, Professor António Santos, abordou o tema – “Chiterapia: o caminho para a saúde e bem-estar”. Após ter referido os benefícios desta prática milenar convidou a assistência para, caso quisessem, executar alguns exercícios simples, mas com a hipótese de aplicarem em determinados momentos do dia a dia para melhorar o seu bem-estar. Todos aceitaram e executaram de bom agrado.

Chegou o momento de fazer alusão aos trabalhos expostos que se realizaram no decorrer do ano. Estavam presentes peças de croché que foram confecionadas pelas utentes, com restos de lãs trazidas por elas e com o propósito de serem doadas.

Convidou-se todos os presentes para se deslocarem ao jardim/quintal da CES, onde se iria assistir à inauguração de um painel de azulejos, executado com a colaboração da ARTES e colocado, na parede, pela Junta de Freguesia da Amora.

Ainda se assistiu à participação das utentes, entoando “Ode à CESVIVER” considerado como um hino a este projeto, cuja letra é de autoria conjunta e a música uma adaptação a cargo da Professora Inocência Bolas que, também, apresentou o grupo na execução de exercícios físicos ao som de músicas e adequados à faixa etária.

A tarde terminou com a canção de Parabéns

Bem-haja a todos os presentes neste dia e, também, a quem de outro modo felicitou este “pequeno/grande” Projeto da CES.

Rosa Maria Duarte

VIVA a CESVIVER

Cesviver-14º Aniversário
Programa

previous arrow
next arrow

Muitas Felicidades CESVIVER