Quem Somos
Categoria :Cesviver
Cesviver-Projeto da CES
CESVIVER é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal – IPSS, sem fins lucrativos, criado por um grupo de elementos dos corpos sociais, sócios e amigos, no mandato 2006/2008 sob a presidência do professor António Henriques, tendo como diretora executiva a professora Antonieta Henriques.
A sua sede é na Casa do Educador do Concelho do Seixal, Rua Conselheiro Custódio Borja Nº 1-3, Amora.
A sua ação estende-se a todo o concelho do Seixal, abrangendo sócios e não sócios.
Rege-se pelos Estatutos e Regulamento Geral Interno da CES e pelo Regulamento do Cesviver.
Tem logótipo próprio com as cores da CES e mais uma cor escolhida pela direção.
FINALIDADE
Objetivo geral - Atender as necessidades mais prementes dos idosos e suas famílias na solidão e/ou dependência.
Objetivo específico - Apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente com mais de 65 anos, de modo a melhorar a sua qualidade de vida. Para tal:
- Oferecer um serviço de companhia, numa primeira fase; mais tarde avançar para serviços de refeições, higiene pessoal, tratamento de roupas e higiene da casa;
- Promover as relações de cooperação entre familiares, amigos, vizinhos e beneficiário, através de pessoas generosas que gostam de viver em espírito de solidariedade;
- Promover atividades de cultura geral, informação, formação convívio e lazer;
- Promover junto das entidades responsáveis a articulação de serviços de apoio.
QUEM PODE PARTICIPAR
Aderentes ao CESVIVER como pessoa singular ou pessoas coletivas identificadas com o projeto.
Categorias de aderentes ao Projeto: Efetivos e Beneméritos:
Efetivos são aqueles que contribuam regularmente com donativo;
Beneméritos são pessoas que contribuam voluntariamente com um donativo de valor significativo ou que se destaquem por ações relevantes, sujeitos a aprovação pela Direção da CES, mediante proposta do Diretor Executiva da CESVIVER;
- Pessoas com alguma disponibilidade que prestem um serviço de voluntariado.
O QUE PRETENDEMOS FAZER
Para concretizar os seus objetivos é necessário traçar metas, organizar atividades e utilizar estratégias com recurso a:
- Voluntariado que apoie os idosos em solidão e dependência, apoiados por técnicos habilitados para os diferentes serviços;
- Participação dos aderentes em ações de voluntariado que visem melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos beneficiários;
- Dinamizar ações de formação para voluntários e colaboradores, de modo a melhorar os serviços prestados;
- Aquisição de equipamentos e serviços adequados para o melhor desempenho dos seus colaboradores, por proposta à CES;
- Realização de protocolos com entidades e empresas de modo a satisfazer necessidades apresentando sugestões à CES;
- Ações de sensibilização que contribuam para o bem-estar da comunidade na área da saúde, alimentação, ambiente, etc.;
- Desenvolvimento de projetos que visem a integração comunitária e social dos mais idosos;
ORGANIZAÇÃO
Para a execução dos fins do Projeto Cesviver foi constituída uma Comissão Executiva, nomeada pela Direção da CES e ratificada pela Assembleia Geral da CES.
A Comissão Executiva deverá ser composta hierarquicamente pela ordem seguinte: um presidente, um diretor executivo, um assistente jurídico, um assistente social, um psicólogo, um secretário e quatro vogais.
Sendo a Direção Cesviver uma extensão da Direção da CES, o mandato da Comissão Executiva terá a duração correspondente ao mandato da Direção da CES.
Os membros da Comissão Executiva CESVIVER tomam posse dos cargos em reunião de Direção da CES convocada para o efeito e na presença do presidente da Assembleia Geral ou de quem o substituir.
Órgãos Sociais:
2005/2007 – Dia 22 de Abril de 2007 pedido de colaboradores/voluntários para o CES-VIVER.
2005/2007 – No dia 28 de outubro de 2007, no V Aniversário da CES, foi anunciado publicamente, pelas professoras Antonieta Henriques e Filipa Landeiro, um novo projeto da Casa do Educador CES-VIVER, no âmbito da solidariedade/fraternidade.
2008/2010 - Tomada de posse de 19 de junho de 2008, dos órgãos sociais da CES-VIVER: Presidente Professor António Henriques e a Professora Antonieta Henriques a Diretora Executiva.
2008/2010 – Apresentação e aprovação do regulamento interno do projeto CES-VIVER e da equipa que o dinamiza.
2009/2011 – Renovação da tomada de posse do Presidente da CES e da Diretora executiva da CES-VIVER
2012/2014 - Tomada de posse da Profª Maria do Céu Silva, a 5 de março de 2012 para presidente da CES e a professora Mª Judite Bentes para diretora executiva.
2012/2014 - Tomada de posse do Presidente Tomás Aquino Bento a 19 de junho de 2012 e a professora Mª Judite Bentes para diretora executiva.
2015/2018 - Tomada de posse do Presidente Tomás Aquino Bento a 15 de janeiro de 2015 e da professora Rosa Maria Duarte para diretora executiva.
2019/2022 - Tomada de posse do Presidente Jaime Ribeiro a 7 de janeiro de 2019 e da professora Rosa Maria Duarte para diretora executiva.
FINANCIAMENTO
- CESVIVER depende financeiramente da CES, cuja direção assume a responsabilidade e controle de todas as suas receitas e despesas.
- São receitas imputáveis ao Projeto Cesviver: As comparticipações dos aderentes e beneficiários; As doações, legados e heranças dirigidas a este projeto; Os subsídios do Estado ou de organismos oficiais para este projeto; Os donativos e produtos de festas dirigidos ao projeto.
- Os recibos de todas as quantias, referidas no número anterior, serão passados pela CES.
- As despesas são as que provêm do desempenho das suas funções em conformidade ao plano anual de atividades e de Contrato-Programa.