UM CONTO DE NATAL
Categoria :Um livro, uma companhia
Garrinchas um velho pedinte
Foi escolhido para leitura, nesta tarde, o conto “Natal” do livro Contos da Montanha, de Miguel Torga.
O conto referia-se a um velho pedinte – Garrinchas - que queria passar o Natal na sua terra, mas… Continuou-se a... LER MAIS
Após a leitura, a assistência referiu o que assimilou, percebeu ou idealizou sobre este conto. De seguida houve quem começasse por questionar o sinónimo de uma das palavras e, logo outra e mais outra dúvida surgiu. Foi um momento de partilha de saberes. Esclarecidas as dúvidas analisou-se o conto e visualizaram-se imagens tendo-se concluído que no conto se encontrava representado:
O AMOR retratado no final do conto pela imagem da Senhora, do Menino e pelo Garrincha.
A SOLIDARIEDADE representa pela luz da fogueira.
A PAZ refletida na brancura da neve.
Toda a assistência participou ativamente e mostrou-se sensibilizada pelo conteúdo do conto até porque, de alguma forma, existe todos os dias uma vida real que aqui se enquadrará nas vivências do próximo Natal.
Rosa Duarte
6 Comments
Hugo Batoca
30 de Novembro, 2021 at 11:01 amMinha querida Rosinha
Desde que me mostraste este blogue, que me apaixonei por lê-lo. Obrigado por seres quem és e obrigado por esconderes a solidão que nestes tempos sobrevoa os mais velhos. Aguardo o nosso próximo encontro.
H.
Luisa Bernardo
30 de Novembro, 2021 at 12:34 pmA Rosinha preocupa-se para que os seus encontros à terça feira faça pessoas felizes.
Tudo o que faz junta amor e carinho para todos os amigos e utentes da CESVIVER e presenteia-os com este BLOG.
Parabéns à Rosinha e para todos os participantes e oradores destes encontros. Bem Hajam
LB
Hugo Batoca
30 de Novembro, 2021 at 12:42 pmEu sei, LB. Eu já a conheço há 15 anos e ela tem uma força incrível para conseguir fazer as pessoas felizes.
H.
Rosa Maria Duarte
1 de Dezembro, 2021 at 10:29 amQuerido amigo Hugo, fiquei muito sensibilizada pelas tuas palavras generosas que me inspiraram para o caminho que temos que percorrer na CESVIVER – Projeto da CES.
Aguardo pelo nosso encontro.
Bem-haja!
R.D.
Rosa Maria Duarte
1 de Dezembro, 2021 at 10:39 amQuerida amiga Luísa
Sem o teu valioso tempo, trabalho e carinho dedicados, a este projeto da CES , nunca teria a possibilidade de ser conhecido externamente.
R.D.
Rosa Maria Duarte
1 de Dezembro, 2021 at 10:44 amQuerido amigo Hugo
Fiquei muito sensibilizada com as tuas palavras generosas. Inspiraram-me para o caminho que temos temos que percorrer na CESVIVER (projeto da CES) procurando sempre proporcionar momentos de convívio, de informação e cultura a quem nos procura às terças-feiras.
Bem-haja!
R.D.