CESViver

CESViver

Categoria :Cesviver

Um projecto da CES

    

CESVIVER - mais um projecto da CES

1. A CESVIVER é um projecto da Casa do Educador do Concelho do Seixal criado para atender as necessidades mais prementes dos idosos e suas famílias na solidão e/ou dependência. A CESVIVER pretende oferecer um serviço de companhia, numa primeira fase. A sua acção estender-se-á a todo concelho do Seixal, abrangendo sócios e não - sócios.
2. São fins da CESVIVER:
a. Apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente com mais de 65 anos, de modo a melhorar a sua qualidade de vida;
b. Promover as relações de cooperação entre familiares, amigos, vizinhos e beneficiário, através de voluntários que gostam de viver em espírito de solidariedade;
c. Promover junto das entidades responsáveis a necessidade de serem criados serviços de apoio domiciliário integrado para ajudar os mais idosos a melhorar a sua qualidade de vida.
3. Objectivos - Para concretizar os seus objectivos, a CESVIVER compromete-se a:
a. Criar um corpo de voluntários que apoiem os idosos em solidão e dependência, apoiados por técnicos habilitados para os diferentes serviços;
b. Adquirir equipamentos e serviços adequados para o melhor desempenho dos seus colaboradores;
c. Dinamizar acções de formação para voluntários e colaboradores, de modo a melhorar os serviços prestados;
d. Diligenciar protocolos com entidades e empresas de modo a satisfazer necessidades;
e. Desenvolver projectos que visem a integração comunitária e social dos mais velhos;
f. Realizar programas de formação recorrendo aos seus associados e aderentes;

g. Candidatar-se ao seu reconhecimento como entidade formadora;
h. Prestar serviços de formação a empresas e associações para apoio financeiro.

A CESVIVER e o Voluntariado

Um dos muito bons e meritórios serviços, prestados à população pela Casa do Educador do Seixal, é desenvolvido pela Cesviver, que através de algumas boas vontades que abraçaram o voluntariado, tornam possível a assistência a pessoas necessitadas de uma palavra amiga. 
São assistidas ao domicílio pelos mais variados motivos e ajudadas, através de convívios semanais e outras actividades, a minorar o tempo de solidão, a que muitas vezes são votadas pelas mais variadas circunstâncias.
Na continuidade desse projecto, pede-se a todas as pessoas de espírito solidário e que tenham alguma disponibilidade, que, com a sua preciosa colaboração, ajudem a suportar melhor aquela solidão e tudo o que de menos a vida lhes trouxe.
Quem sabe se o voluntário de hoje não poderá ser o beneficiário de amanhã?
Nestes tempos tão conturbados e difíceis que atravessamos, mais premente se torna esse apoio e de mais solidariedade também. No intuito de melhorar cada vez mais os serviços prestados, tem vindo a direcção da Cesviver a promover acções de formação nas áreas ligadas às actividades desenvolvidas pelo voluntariado.
Assim, estão agendadas acções de formação, a começar em 15 de Novembro na sede da CES, das 18.00h às 20.00h, que abrangerão temas como: «Ser voluntário hoje», «O idoso e a actividade física», «As doenças na vida do idoso», «Alimentação e saúde», «Relações interpessoais», etc.
Serão formadoras personalidades especialistas nas diversas áreas abrangidas.
Quem estiver interessado contacte a Direcção da Cesviver na Casa do Educador, que para o efeito disponibilizará atendimento público às terças, quartas e sextas-feiras.

Judite Bentes

2011 - ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

Fiel aos seus princípios de solidariedade, sociabilização, entreajuda, cultura, entre outros, a Casa do Educador do Seixal não pára de crescer, trilhando o seu caminho de bem servir a causa dos seus associados e colaboradores.
É uma jovem associação ainda, mas já com um percurso invejável, do qual aqueles que a acompanham desde o seu nascimento até aos dias de hoje muito se orgulham. 
Exemplo disso, a descendência que em tão pouco tempo já nos legou:
A Unisseixal, a nossa Universidade Sénior, virada para aqueles que desejam ampliar os seus conhecimentos nas mais diversas áreas, ou partilhá-los, é a filha mais velha.
A CESViver, a filha mais nova, um projecto virado, para aqueles que, o que mais necessitam é de companhia, atenção, de quem os ouça e lhes proporcione outro tipo de conhecimento, que teriam dificuldade em obter na Universidade.
É com muita alegria, orgulho e carinho que assistimos ao crescimento da Unisseixal e constatamos a abnegação, o espírito solidário, dos nossos professores, alguns deles ainda no activo, que se entregam com tanto entusiasmo e generosidade a esta causa do Voluntariado.
E os alunos, peças fundamentais, neste processo de reciprocidade (os professores também aprendem), não são menos importantes.
Pelo contrário, são eles, com os seus mais secretos anseios, com a sua sede de conhecimento e cultura, e por vezes, apenas uma fuga à solidão dos seus dias mais cinzentos, que mais força dão e levam os professores a ir sempre mais além.
A CESVIVER, despretensiosamente apostada em bem servir e apoiar, os mais idosos e mais carentes da população do concelho, fazendo-lhes companhia, levando-lhes e lendo-lhes um livro, trazendo-os à 3ª feiras a tomar um chá, dando-lhes dois dedos de conversa, ouvindo-os, já tem também um curriculum digno de registo.
As aulas de Alfabetização, que funcionam, desde o seu início, têm sido uma mais-valia e uma janela que se abriu, para algumas pessoas que nem as letras conheciam e neste momento já lêem e já escrevem.
No ano lectivo transacto, começaram as aulas de iniciação à Informática, que no presente ano, têm continuidade.
É gratificante ver o entusiasmo, com que pessoas pouco escolarizadas, intelectualmente pouco desenvolvidas, se entregaram aos prodígios das novas tecnologias e já dão pequenos (grandes) passos, neste novo mundo, que se abriu perante os seus olhos e as suas mentes.
E aqueles que têm a graça de assistir a esta transformação, na vida dos beneficiários, não conseguem ficar indiferentes, a tamanho «milagre» que se opera, semana após semana, em cada um deles.
Ser voluntário, é isto mesmo!
É aquilo que se pratica na Casa do Educador! Na Unisseixal, na CESViver!
E é bonito, é enriquecedor, faz bem à alma, aquece nos dias frios, refresca nos dias de calor.
Tudo o que se dá de coração tem retorno e pela minha parte, sinto que recebo mais do que dou!
Neste Ano Europeu do Voluntariado, adere a esta causa, aqui, em qualquer lado onde sintas que podes ser útil.

“Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar”; “Ninguém é tão rico, que não tenha nada para receber”

Maria Inácia Martins 

Fevereiro/2011 


Adicionar comentário