Centenário do nascimento de Fernando Namora

Centenário do nascimento de Fernando Namora

Na tarde de 08 de outubro a professora Maria de Lourdes Mano orientou a sessão, no âmbito do Projeto «Um Livro, Uma Companhia» o qual tem apoio do Departamento da Ação Social da Câmara Municipal do Seixal O tema era: Neo-Realismo da Literatura - Celebração do Centenário do Nascimento de Fernando Namora.
Aludiu breves referências biográficas e bibliográficas do autor, prémios e distinções recebidos em vida, bem como à Condecoração póstuma entregue, pelo Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da 4ª «Festa do Livro» nos Jardins do Palácio de Belém no passado mês de agosto.

Teceu comentários a algumas das suas obras literárias, tais como «Retalhos da Vida de Um Médico» e «Domingo À Tarde»; Deu a conhecer a sua ligação à arte e o reconhecimento a pintores dessa época, em especial ao Mestre Luís Dourdil.

Foi indicado para leitura o conto «Dois Ovos ao Fim da Tarde» com o qual Fernando Namora homenageia o pintor acima referido.

Depois foi a vez de nos dar a conhecer a poesia. Para tal recolheu nove poemas do autor que foram distribuídos aleatoriamente pelas senhoras presentes na sala, seguindo-se a sua leitura em grupos ou individualmente.

A Professora Maria de Lourdes Mano ainda proporcionou um roteiro, passo a citar - ”…uma pincelada. Umas gotículas muito leves, para despertar a curiosidade e o interesse…” - para a futura Visita de Estudo ao Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

Toda a sessão desta tarde foi acompanhada com material preparado e produzido pela comunicadora: projeção de imagens, livros do autor, fotocópias de textos e ilustrações. Muito obrigada querida amiga pelo belíssimo trabalho.

R.M.D.

Um livro, uma companhia


Adicionar comentário