Vivências e tradições de Natal

Vivências e tradições de Natal

Categoria :Datas Comemorativas

Como se aproximam as férias de Natal no dia 17 de dezembro foi altura de se recordar vivências e tradições da quadra natalícia.

Antes de o fazermos deu-se a saber que a professora Luísa Bernardo presenteou a CesViver com a criação de um site onde se poderá ler e ver imagens sobre tudo o que se passou, passa ou passará neste projeto da CES. Em meu nome e de todas as pessoas ligadas à CesViver, o nosso muito obrigado à Prof.ª Luísa.

Seguidamente a professora Maria José Godinho apresentou alguns dos usos e costumes da época: Bananeiro de Braga; madeiro de Natal; caretos de Natal; magusto da Velha; presépio e Árvore de Natal de Viana do Castelo. Os presentes intervieram para completar estas informações.

Posteriormente foi a vez de eu apresentar alguns dos doces mais usuais da quadra natalícia. Nesta rubrica pretendia ajudar a esclarecer certas dúvidas/confusões em relação à nomenclatura dos mesmos.

Ainda houve um espaço de ensaio para a festa conjunta da CES, UNISSEIXAL e CESVIVER, que se realizará amanhã, dia 18 de Dezembro, no salão da Igreja Scalabrini. Para terminar a tarde degustou-se alguns dos doces tradicionais portugueses.

Rosa Duarte

Feliz Natal e um BOM ANO 2020


Adicionar comentário