Neorrealismo na Literatura

Neorrealismo na Literatura

Obra literária de Alves Redol

Começámos o 2º Período Letivo no dia 07 de janeiro 2020, com as atividades semanais do Projeto CESVIVER.

No horário da manhã realizou-se a aula de Chi Terapia e à tarde, o tema dinamizado pela Profª. Mª. de Lourdes Mano foi:  “Ainda o Neorrealismo na Literatura – Alves Redol”.

Depois da nossa recepção, a quem veio para aprender, recordar ou conviver, formulámos votos de BOM ANO, seguindo-se a dinamização inerente ao tema de hoje.

A começar, a Profª Mª. de Lourdes Mano ofertou um livro para a biblioteca da CESVIVER, de Sophia Andresen -  “Poesia” - livro este que deveria ter sido oferecido na sessão do dia 5 Novembro passado, quando celebrámos o centenário do nascimento de Sophia De Mello B. A. mas, como a livraria não o conseguiu obter a tempo desta celebração, a Profª. teve a gentileza de o oferecer hoje.

Falando ainda de Sophia, a Profª ofereceu a cada participante uma folha de leitura com um belo poema desta grande Senhora da Cultura, alusivo ao «Dia Mundial da Paz», celebrado no passado dia 1/Janeiro: «A Paz Sem Vencedor e Sem Vencidos».

A minha convidada e amiga continuou a apresentar as atividades com o tema escolhido no âmbito do Projeto “Um Livro, Uma Companhia”, desenvolvendo a temática «Celebrar o universo literário de Alves Redol, considerado o expoente máximo do Neorrealismo Português».

Além de outros aspetos, recordou-nos também: -  Uma síntese da sua biografia e da vasta bibliografia; - A sua forte ligação ao Teatro e ao Cinema com várias obras dedicadas a estas artes. - A Visita que realizámos à exposição «Alves Redol – Raízes de uma coleção: Alves Redol e (seus) ilustradores», patente no Museu do Neo-Realismo para celebrar os 80 anos da publicação do romance “Gaibéus” e, simultaneamente, assinalar os 50 anos da morte do escritor. Para esta sessão foram distribuídas as seguintes «Folhas de Leitura»:

Síntese de “Gaibéus”; Extratos de “Uma Flor Chamada Maria” e “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”.

A Profª Mª de Lourdes, entre muitos aspetos significativos da vida deste grande escritor, falou-nos da sua grande paixão pelo Teatro e grande preocupação na formação cultural dos jovens, sem esquecer  a sua ligação ao bem-estar de quem o rodeava, em especial dos trabalhadores, retratados de forma magistral nos muitos livros que escreveu.

A fim de dar mais ênfase à vida e obra deste grande escritor, foi lido o poema «Retrato de Alves Redol», escrito por José Carlos Ary dos Santos, homenageando este escritor.

Ao terminar a sessão, a Profª. ainda ofereceu para a nossa biblioteca o livro juvenil «Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos» onde, mais uma vez Alves Redol descreve com maestria uma aldeia pobre, com gente de vida muito simples, onde um jovem pastor de doze anos tem «a cabeça cheia de sonhos».

Bem-haja querida amiga!
Toda a sessão teve como recurso a projeção de imagens, a observação de  livros do escritor e documentos para leitura.

Rosa Duarte

 

Neorrealismo na Literatura


1 Comment

Luisa Bernardo

9 de Janeiro, 2020 at 8:30 pm

Para todos os amigos e aderentes da CESVIVER desejo um Feliz Ano 2020.
Estamos todos de parabéns pelo que damos e recebemos, só assim podemos contribuir para a nossa qualidade de vida. Obrigado

Adicionar comentário