Literatura de Nuno Júdice

Literatura de Nuno Júdice

Universo Literário de Nuno Júdice

Ontem, dia 18 de fevereiro, foi nossa convidada a Professora Maria de Lourdes Mano para nos apresentar «O Universo Literário de Nuno Júdice».
Ao iniciar a sessão, a Profª. Convidou a assistência a fazer uma viagem “imaginária” de avião, de Lisboa para Itália, mais propriamente a Pompeia, recordando-nos a sua história e arte.

Todo o percurso foi ilustrado com recurso a diapositivos cujas imagens eram comentadas pela dinamizadora, incluindo os graffiti que ainda hoje se observam nas paredes de algumas ruínas, assim como,  um belo afresco pintado num dos palácios, o qual nos remete para  a «Lenda da formação da Europa», cujo tema faz parte de um dos livros publicados em 2017, por este autor: «O Mito da Europa».

A seguir, recordou-nos a paixão de D. Pedro de Portugal e de D. Inês de Castro descrita e enaltecida por Luís de Camões em «Os Lusíadas»; este facto histórico foi o fio condutor para a Profª destacar mais uma bela obra literária do autor que hoje esteve em destaque na CESVIVER:  Nuno Júdice e o seu livro «Pedro, Lembrando Inês», publicado em 2001; a completar esta segunda parte da sessão, foram entregues aos participantes «Folhas de Leitura» com os poemas retirados desta obra: «Pedro Lembrando Inês», «É isto o Amor» e «Retrato». A complementar as «Folhas de Leitura», os poemas foram ilustrados com imagens da artista plástica Lena Gal.

Com o objetivo da sessão ser mais dinâmica, romântica e interessante, aquando da leitura do poema «Pedro Lembrando Inês», foram distribuídas flores confecionadas pela Professora, utilizando coloridos guardanapos de papel, reforçando assim a imagem da paixão vivida por estas personagens da realeza portuguesa, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Além da Profª. nos mostrar vários livros deste notável autor, ainda teve oportunidade de comentar o último livro lançado em Nov./2019, «Camões Por Cantos Nunca Dantes Navegados» e «O Café de Lenine», obra esta considerada pelo Centro Nacional de Cultura como uma das dez melhores publicadas em 2019.

Como é habitual nas sessões dinamizadas pela Profª. Maria de Lourdes Mano,  esta grande figura da Cultura Portuguesa foi apresentada, ou recordada para outros participantes na sessão, através de diapositivos referindo-nos, entre outros aspetos, a biografia, obras publicadas no âmbito dos vários estilos literários característicos em Nuno Júdice, os prémios, distinções e condecorações que lhe têm sido concedidos.

A Profª. concluiu esta sessão com a oferta, para a biblioteca da CESVIVER, de um dossier de poemas deste prestigiado autor, poemas estes ilustrados com obras de conceituados artistas plásticos portugueses, inteiramente selecionados pela Professora Maria de Lourdes Mano.

Rosa Duarte

Poema de Nuno Júdice


Adicionar comentário