O Poder das Palavras

O Poder das Palavras

Categoria :Bem Estar e Saúde

Saúde e Bem Estar

A Prof.ª Augusta Rodrigues esteve nas “Tardes da CESVIVER” nos dias 24 e 26 de novembro para falar do poder das palavras, tema integrado no seu projeto de vida “Entre Nós Aqui … e Agora.”

Após cumprimentar os presentes fez uma breve apresentação do seu papel na criação da CES. Recordou o assunto tratado no ano anterior, “O Poder dos Pensamentos” e assim fez a ligação ao tema do dia.

Convidou os participantes da sessão para efetuarem um exercício, a fim de tomarem consciência da sua respiração, durante alguns minutos. Pediu para se sentarem numa postura corporal correta, de olhos fechados e inspirassem e expirassem conscientemente, deixando ir qualquer pensamento e voltando a focar a sua atenção na respiração.

Após terem terminado o exercício questionou sobre o mesmo (como se sentiam antes e depois) e sugeriu que o repetissem em casa, sempre que se sentissem menos calmos, pois traria benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Fechou a sessão com a frase “Respirar é o primeiro e o último ato de vida.”, de Joseph .

Passou a apresentar imagens, com palavras diversas, em significado e estilo gráfico, para assim entrar no tema do dia. Referiu-se ao peso que as palavras tomam consoante o tom da voz e o momento em relação a quem são dirigidas e para nós próprios. Por isso tem de se ter muito cuidado e ponderar antes responder a fim de evitar maus juízos e más atitudes pois não sabemos as suas consequências. Lembrou que se tem uma ferramenta bastante útil que é “respirar” antes de falar.

A assistência participou escolhendo, cada um, a palavra que mais significado tinha para si, de entre as muitas que iam aparecendo em diferentes esquemas, para de seguida serem analisadas.

A sessão terminou com a oferta, pela nossa convidada, de um coração onde se podiam ler palavras carregadas de positivismo

Obrigada querida amiga Prof.ª Augusta pela sua colaboração, estou certa de que foi do agrado dos presentes.

Rosa Maria Duarte

Sessões dos dias 24 e 26 de Novembro


1 Comment

Augusta Rodrigues

1 de Dezembro, 2020 at 12:22 pm

Acabei de ver a publicação da síntese da minha participação no Projecto CESVIVER.
Cabe-me agradecer a forma como a mesma foi elaborada e a oportunidade de, mais um ano, ter a possibilidade de dar o meu contributo, junto das pessoas que, semanalmente, dedicam uma tarde à cultura e bem-estar, deslocando-se à CES.
Acredito que alguma semente ficou. Cabe agora, a cada participante cuidar dessa semente para que não apodreça. Gosto de comparar as nossas atitudes, nossa vida… à Mãe Natureza.
Gratidão! Gratidão! Gratidão!
Augusta

Adicionar comentário