Saúde e Bem-Estar
Categoria :Destaque
Consequências da pandemia “Covid 19” na saúde mental das pessoas idosas
Consequências da pandemia “Covid 19” na saúde mental das pessoas idosas. Decorreu com “lotação completa” a sessão realizada na Casa do Educador, no passado de 3 de Dezembro.
Foi uma tarde agradável, com bom tempo e com muito boa disposição.
A Senhora Professora Rosa iniciou as atividades dando as boas vindas aos presentes, aos Voluntários /as e ao Prof. Vítor Vitorino, que iria animar a primeira parte da tarde cultural, falando sobre o tema “As consequências da pandemia Covid 19 na Saúde Mental das pessoas idosas”.
A apresentação feita pelo Professor começou com um breve debate sobre as “queixas” dos/ das Participantes sobre o que sentiram (e sentem), quer nos tempos de confinamento, quer mais tarde nos tempos recentes, em que as restrições impedem saídas de casa, contactos com familiares, amigos e até realizar tarefas do dia a dia tais como: compras, idas aos Centros de Saúde, Hospitais e até farmácias, tendo-se estabelecido um breve, mas aninado diálogo.
Foi depois referido e comentado um artigo do prof. J. Schroeder, Psicólogo, Pediatra e Atleta de Resistência, com o título “Como manter a saúde Mental, enquanto a pandemia continua”.
Foram quatro, os pontos mais importantes destacados, por contribuírem significativamente para a prevenção dos danos causados pelo Covid 19 na saúde mental das pessoas idosas, a saber: Sono reparador; Alimentação saudável (não esquecendo de beber água abundantemente; Actividades físicas e mentais, regulares e sistemáticas e ainda Não dispensar tempo demasiado em diversões com equipamentos tecnológicos (jogos e redes sociais, especialmente).
Como sugestões de actuação, quanto ao futuro, foram desenvolvidos os seguintes pontos:
Mudar de Hábitos, sempre que se conclua que os praticados, não são ajustados;
Valorizar a Gratidão, a Empatia e aceitar Desafios, que contribuam para fazer as escolhas certas, quanto a Gratidão versus Decepção, Empatia versus Egocentrismo e Desafios versus Desespero.
Por último, foi distribuída uma gravura de um cérebro, tendo sido pedido aos presentes que destacassem os dois aspectos mais relevantes, de entre os dez que a seguir se enunciam:
-
- Focar-se no presente;
- Escolher companhias positivas;
- Ser prestativo para com os outros;
- Fazer um descanso reparador;
- Escutar música que anime;
- Praticar exercícios;
- Escolher uma alimentação saudável;
- Usar palavras construtivas;
- Ser grato/a valorizando as ocorrências diárias;
- Ler, meditar, e escrever sobre a vida quotidiana.
Sobre os resultados deste exercício, ficou prometido que numa próxima sessão da CESVIVER, se irá reflectir sobre os pontos que mereceram maior preferência. (Prof. Vitor Vitorino)
Após o nosso amigo e convidado Dr. Vitor Vitorino ter terminado a sua apresentação e depois de expressos os nossos sinceros agradecimentos, deu-se continuidade ao plano de atividades traçado para esta quinta-feira. Também assistiram os aderentes de terça-feira uma vez que devido ao número reduzido de presenças a sala comportava.
Acolhemos com muito ternura o trabalho feito em casa, por cada um dos presentes utilizando os materiais que tinham ao seu alcance, de acordo com a sua possibilidade e afeição, a fim de construirmos o nosso presépio.
Como era o primeiro dia de atividades deste mês, destinado a felicitar-se os aniversariantes dos meses anteriores e porque se encontravam na sala quatro deles, foi o momento concretizado entoando-se a canção de parabéns.
Rosa Maria Duarte