Saúde e Bem-Estar

Saúde e Bem-Estar

Categoria :Destaque

Consequências da pandemia “Covid 19” na saúde mental das pessoas idosas

Consequências da pandemia “Covid 19” na saúde mental das pessoas idosas. Decorreu com “lotação completa” a sessão realizada na Casa do Educador, no passado de 3 de Dezembro.

Foi uma tarde agradável, com bom tempo e com muito boa disposição.

A Senhora Professora Rosa iniciou as atividades dando as boas vindas aos presentes, aos Voluntários /as e ao Prof. Vítor Vitorino, que iria animar a primeira parte da tarde cultural, falando sobre o tema “As consequências da pandemia Covid 19 na Saúde Mental das pessoas idosas”.

A apresentação feita pelo Professor começou com um breve debate sobre as “queixas” dos/ das Participantes sobre o que sentiram (e sentem), quer nos tempos de confinamento, quer mais tarde nos tempos recentes, em que as restrições impedem saídas de casa, contactos com familiares, amigos e até realizar tarefas do dia a dia tais como: compras, idas aos Centros de Saúde, Hospitais e até farmácias, tendo-se estabelecido um breve, mas aninado diálogo.

Foi depois referido e comentado um artigo do prof. J. Schroeder, Psicólogo, Pediatra e Atleta de Resistência, com o título “Como manter a saúde Mental, enquanto a pandemia continua”.

Foram quatro, os pontos mais importantes destacados, por contribuírem significativamente para a prevenção dos danos causados pelo Covid 19 na saúde mental das pessoas idosas, a saber: Sono reparador; Alimentação saudável (não esquecendo de beber água abundantemente; Actividades físicas e mentais, regulares e sistemáticas e ainda Não dispensar tempo demasiado em diversões com equipamentos tecnológicos (jogos e redes sociais, especialmente).

Como sugestões de actuação, quanto ao futuro, foram desenvolvidos os seguintes pontos:

Mudar de Hábitos, sempre que se conclua que os praticados, não são ajustados;

Valorizar a Gratidão, a Empatia e aceitar Desafios, que contribuam para fazer as escolhas certas, quanto a Gratidão versus Decepção, Empatia versus Egocentrismo e Desafios versus Desespero.

Por último, foi distribuída uma gravura de um cérebro, tendo sido pedido aos presentes que destacassem os dois aspectos mais relevantes, de entre os dez que a seguir se enunciam:

    1. Focar-se no presente;
    2. Escolher companhias positivas;
    3. Ser prestativo para com os outros;
    4. Fazer um descanso reparador;
    5. Escutar música que anime;
    6. Praticar exercícios;
    7. Escolher uma alimentação saudável;
    8. Usar palavras construtivas;
    9. Ser grato/a valorizando as ocorrências diárias;
    10. Ler, meditar, e escrever sobre a vida quotidiana.

Sobre os resultados deste exercício, ficou prometido que numa próxima sessão da CESVIVER, se irá reflectir sobre os pontos que mereceram maior preferência. (Prof. Vitor Vitorino)

 Após o nosso amigo e convidado Dr. Vitor Vitorino ter terminado a sua apresentação e depois de expressos os nossos sinceros agradecimentos, deu-se continuidade ao plano de atividades traçado para esta quinta-feira. Também assistiram os aderentes de terça-feira uma vez que devido ao número reduzido de presenças a sala comportava.

Acolhemos com muito ternura o trabalho feito em casa, por cada um dos presentes utilizando os materiais que tinham ao seu alcance, de acordo com a sua possibilidade e afeição, a fim de construirmos o nosso presépio.

Como era o primeiro dia de atividades deste mês, destinado a felicitar-se os aniversariantes dos meses anteriores e porque se encontravam na sala quatro deles, foi o momento concretizado entoando-se a canção de parabéns.

Rosa Maria Duarte

Consequências da pandemia “Covid 19”


Adicionar comentário