Dia de Reis

Dia de Reis

Categoria :Datas Comemorativas

Pórtico dos Reis Magos – Brasil

Regressados de férias retomaram-se hoje, dia 05 de janeiro de 2021, as atividades da CESVIVER, referentes ao segundo período do ano letivo 2020/2021. Depois de uma breve conversa sobre a maneira como decorreram as festividades desta quadra ouviu-se a canção “Natal de Elvas” a fim de criar um ambiente propício para se iniciar o tema da sessão, que foi orientada por mim.

Tendo como recurso a imagens elucidativas, abordou-se a história dos Reis Magos, Melchior (também chamado de Belchior), Baltazar e  Gaspar, que para os católicos, é o dia para a veneração aos mesmos. Esta tradição surgiu no século VIII. Foi feita uma alusão à sua história bem como ao simbolismo de cada presente que transportaram. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites referentes a essa quadra festiva.

Fez-se uma comparação entre as tradições em Portugal e alguns países tendo em conta as várias comemorações. Há países com tradições mais específicas que outros, mas sempre mantendo a essência da história dos Reis Magos.

Falou-se das diversas atividades nesta altura e nas diferenças de região para região: «as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas»; os autos dos Reis Magos; e o tradicional bolo rei. Foi lida a lenda do Bolo-Rei e contada a história do seu aparecimento.

O bolo de reis popularizado em Portugal no século XIX segue uma receita originária do Sul de Loire, um bolo em   forma de coroa feito de massa leveda - Galette des Rois

Fez-se a leitura de dois poemas sobre o tema e ouviram-se e cantaram-se canções dos reis.

Terminou-se a tarde desmanchando o presépio.(Fotos de João Correia)

             Rosa Maria Duarte

Dia de Reis na Cesviver


2 Comments

Rosa Maria Duarte

7 de Janeiro, 2021 at 1:03 am

Quero aqui deixar expressa a minha gratidão a quem me apoiou desde setembro 2019 para que fosse possível divulgar, neste site e no Facebook, todas as semanas o que se faz na CESVIVER – projeto da CES.
Em primeiro lugar à minha colega e amiga professora Maria Luísa Bernardo porque foi quem criou este site, sem o seu empenho, dedicação e trabalho nunca seria possível fazer; depois a quem colaborou com documentos para publicar; à nossa funcionária D. Cármen sempre pronta a fazer o que era necessário e tão bem o realizava e por fim ao amigo e membro da comissão executiva, João Correia, que faz os registos fotográficos para mais tarde recordarmos.
Felicidades para 2021.
R M D

    cesviver

    8 de Janeiro, 2021 at 12:00 pm

    É com muito agrado e satisfação colaborar com toda a equipa que participa no site da Cesviver. Eu sem toda esta equipa de colaboradores não seria capaz de publicar e divulgar o bom trabalho que se faz neste projeto e o bem que estão a fazer a muitos utentes e amigos. O meu muito obrigado a todos e em especial para a professora Rosa pela ajuda sempre pronta, seja a que horas for, para acertarmos pormenores e decisões antes das publicações.
    Um bem haja e cá estaremos para dar continuidade a este grande projeto em 2021.

Adicionar comentário