Celebrar na Cesviver

Celebrar na Cesviver

Categoria :Datas Comemorativas

O Dia Internacional da Mulher

Ultrapassando a distância física, vamos celebrar juntos o dia 8 de março de 2021, com a participação de algumas Aderentes que enviaram poemas, da sua autoria e não só, dedicados à Mulher.

MULHER… palavra que leva o meu imaginário, e certamente o vosso, mulher ou homem, a vaguear pelos tempos vividos ou passados, para recordar bons ou menos bons momentos e/ou sentimentos, deixar saudade ou o desengano vivido…

Esta “viagem” foi como um filme: primeiro as histórias das mulheres (matriarcas ou não) da família, suas origens, vida e “fados”; depois, saí para visitar aquelas que tiveram algum impacto na minha vida – educadores, profissionais de saúde, religiosas, colegas, amigas.  Entre todas aparecia uma ou outra que ajudou ou contribuiu para quem sou e o que sou.

Mas o imaginário passou para a realidade e resolvi procurar algumas informações sobre o Dia Internacional da Mulher; quais as figuras que mais se distinguiram, na conquista para a liberdade da mulher e nos(as) mais diversos(as) ramos/ áreas. Assim sendo, vou partilhar convosco umas breves passagens:

Muitos são caminhos e as lutas travadas em diferentes datas e países, mas só vou referir: Celebração anual como Dia da Mulher foi organizado a 20 de fevereiro de 1909, em Nova Yorque, pelo Partido socialista da América; no resto do Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1020 tendo caído no esquecimento. Só na década de 1960 foi reativada pelo movimento feminista. O ano de 1975 foi designado, pela ONU, como Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

Em Portugal, Carolina Beatriz Ângelo, foi a primeira cirurgiã portuguesa em 1903 e a 28 de maio de 1908 foi a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto, nas eleições para a Assembleia Constituinte.

A sua militância em organizações defensoras dos direitos das mulheres iniciou-se em 1906 no Comité Português da agremiação francesa La Paix et le Désarmement par les Femmes, uma associação que tinha por objetivo a resolução de conflitos bélicos pela forma do diálogo, seguindo-se em 1907, no Grupo Português de Estudos Feministas, conduzido por Ana de Castro Osório e na Maçonaria.

Ana de Castro Osório - Foi escritora de literatura infantil, romancista e sufragista e ativista. Publicou, em 1905, o primeiro manifesto feminista português. Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, em 1907, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em 1909 e, em 1912, da Associação de Propaganda Feminista, a primeira organização sufragista portuguesa, tendo exercido o cargo de Presidente da lista das Surfistas Portuguesa e integrou a International Women Suffrage Alliance.

Adelaide Cabete – médica, professora, pedagoga e militante republicana feminista - foi uma das principais feministas portuguesas do Século XX.

Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres portuguesas.

(Mulheres Portuguesas - Origem: a enciclopédia livre.)

(Google – Ana Osório)

(Adelaide Cabete – Wikipédia.org. Wiki)

Muito e muitas mais mulheres se distinguiram em Portugal e no estrangeiro, não só pela luta dos direitos das MULHERES, mas também por outros factos que as marcou e ficaram conhecidas na História de um país ou do mundo.

Para finalizar faço referência Berthe Morisot que foi a primeira mulher a fazer parte do grupo impressionista, participando na Primeira Exposição Impressionista de 1874. Foi uma artista talentosa e revolucionária.

(Google – Berthe Morisot)

Feliz Dia para todas as Mulheres

Homenagem à MULHER


2 Comments

Rosa Maria Duarte

9 de Março, 2021 at 4:44 pm

Muito obrigada a todas as aderentes que gentilmente cederam ou partilharam os seus trabalhos para serem publicados.
Parabéns a todas.
Um agradecimento muito especial à colega Luísa Bernardo pela sua disponibilidade e esforço para melhor e publicar no site da CESVIVER.
Bem-haja!
Rosa

    cesviver

    10 de Março, 2021 at 11:04 pm

    Agradeço à Cesviver as palavras que me dirige. É com todo o empenho que o faço desde que este site foi criado, numa linda data comemorativa da Cesviver, no seu “10º Aniversário” em junho de 2018. Daí para a frente surgiu uma boa equipa com projetos e temas interessantes, visitado por muitas pessoas, quase 4000 e este último artigo, “Dia Internacional da Mulher”, com 137 visitas. Muito bom. Parabéns à Cesviver. O meu obrigado Rosa.
    LB

Adicionar comentário