Mestre Francisco Simões

Mestre Francisco Simões

Categoria :Artes

O ESCULTOR-POETA DA MULHER

Sem pretender abordar a função da escultura e o papel do escultor face à sociedade, não nos podemos esquecer que a ligação entre a Literatura e as outras formas de Expressão Artística vem de muitos séculos.

A representação de escritores e poetas no seio da escultura portuguesa é comum por todo o País.

Hoje, mês de Março e, pelo menos para mim, é o mês do feminino já que é nesta altura do ano que se celebram a Mulher, a Poesia, a Árvore, a Primavera, a Água, ... e, claro, também o «Dia do Pai».

É o momento propício para recordarmos um artista que eu designo por “o Escultor-Poeta da Mulher”, tal a graciosidade, leveza, a luz, (...) que transbordam da sua inspiração e criação artísticas, quer seja na escultura com mármore policromado ou não, na cerâmica, desenho, pintura, serigrafia...

Ele próprio afirma:

«A mulher é a coisa mais bonita do universo. Não há pássaro, não há Sol, não há mar, não há nada que se lhe compare.

O corpo da mulher é redondo, não tem arestas, tem uma policromia harmoniosa, cheira bem.»

Refiro-me a Francisco Simões, o escultor-poeta da Mulher e, à nossa memória de imediato vêm as maravilhosas esculturas femininas colocadas na Estação do Metro do Campo Pequeno, ou então, o grupo escultórico denominado «Flores de Verde Pinho», situado na Área de Serviço de Leiria, em homenagem a El-Rei D. Dinis e às «Cantigas de Amigo».

Vida e obra do Escultor-Poeta da Mulher

Quem é o Mestre Francisco Simões?

Brevíssimas notas biográficas em jeito de memorando:

  • Nasceu em Porto Brandão,  Almada, em 1946,
  • Por aconselhamento do Professor Calvet de Magalhães, frequentou o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio, concluindo-o em 1965.
  • Em 1967 foi bolseiro da OCDE , em Roma, Turim, Novara, Verona e Milão.
  • A convite de Germain Bazin, historiador de Arte e conservador de pintura no Museu do Louvre, em Paris, trabalhou neste prestigiado Museu em 1968.
  • Em 1974 concluiu o curso de Escultura da Academia de Música e Belas Artes da Madeira.
  • Em 1989 foi consultor do Ministério da Educação para o projeto «A Cultura Começa na Escola»; simultaneamente foi membro do grupo de trabalho criado também pelo Ministério da Educação  para a «Humanização e Valorização Estética dos Espaços Educativos».

A sua longa e profícua biografia ficará para outra oportunidade... As suas grandes referências na escultura são Miguel Ângelo e Rodin.

Talvez valha a pena recorrer ao próprio Mestre para sabermos o que sentiu quando, pela primeira vez visitou o Vaticano, e foi direitinho para a «Pietà», de Michelangelo:

«Tive o privilégio de poder tocar nela com as mãos. É tão bonita. Ainda hoje, quando esculpo as minhas peças só as considero prontas quando ao toque tenho a mesma sensação que tive com a Pietà.»

Mestre Francisco Simões tem uma vida cheia de histórias para nos contar, tanto da amizade e convivência com grandes vultos da Cultura portuguesa – entre eles Almada Negreiros, David Mourão-Ferreira – como «das conspirações em tempos de ditadura, da revolução e da dissidência»...

Como não é possível, aqui neste espaço que deveria ser breve, resumir o seu percurso como magnífico escultor-poeta da Mulher, nem tão pouco mostrar toda a sua obra plástica, aqui vos deixo umas quantas imagens do seu génio artístico no âmbito da Escultura, Desenho, Pintura, Cerâmica e ilustrações de Poesias de David Mourão-Ferreira.

Lourdes Mano Reis

Março 2021

Desenho, Escultura, Pintura e Cerâmica


Adicionar comentário