Feliz Dia do PAI

Feliz Dia do PAI

Categoria :Datas Comemorativas

Comemoração do dia do PAI

“A figura do PAI precisa de ser recuperada…” D. Tolentino Mendonça

Dia do Pai é uma data para homenagear os pais que acontece em quase todo o mundo. Um dos objetivos é criar laços familiares e de respeito por quem nos deu a vida. Os pais, por sua vez, têm o dever de cuidar, educar e proteger os seus filhos.

Esta comemoração, difere em dia, mês, simbolismo, e ainda se encontra quem não lhe dê qualquer importância.

Quanto à sua origem encontramos, para além do mês e dia da comemoração, várias histórias aliadas ao tema, umas no âmbito religioso, outras no afetivo, outras ainda pelas tradições e também na vertente comercial. Vou fazer uma breve alusão a algumas:

A história mais antiga sobre a sua origem refere o ano de 2000 A.C., na Babilónia, e conta que Elmesu gravou uma mensagem, numa placa de argila, a desejar saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

Nos Estados Unidos celebram no terceiro domingo de junho. Em 1909 em Washington, Sonora Luise Smart Dodd assistia às comemorações do Dia da Mãe e pensou homenagear e agradecer ao seu pai, Henry Jackson Smart, o cuidado e educação que lhes deu, a ela e aos seus cinco irmãos, após o falecimento da mãe. O presidente Lyndon Johnson, em 1966, declarou o terceiro domingo de junho para celebrar essa data, nos Estados Unidos. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon, oficializo-a.

Em Espanha, no dia 19 de março por ser uma tradição católica para comemorar o dia de São José e de seu pai. Este dia também tem como finalidade recordar a paternidade e a influência dos homens na vida de seus filhos.

Uma das histórias sobre a origem deste dia, em Espanha, refere o ano de 1950. A professora Manuela Vicente, escritora e promotora desta ideia, acedeu ao pedido de alguns pais que se queixavam da falha de só haver o Dia da Mãe. Escreveu um artigo para encorajar outras escolas a celebrarem esse dia.

Em Portugal celebra-se no dia 19 de março que coincide com o dia cristão, dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

Todos os anos, o Papa Francisco lê aos seus fiéis a oração de São José.

Esta mesma data é assinalada em alguns dos países ocidentais e de língua portuguesa.

No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto como Dia dos Pais. A implementação deste dia foi da autoria do publicitário Sylvio Bhering para divulgar anúncios sobre esta festividade. Realizou-se pela primeira vez a 14 e agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria.

Festejam a 08 de agosto: a Rússia, por ser o dia do defensor da pátria; e Taiwan porque a pronuncia do dialeto local lembra a palavra “papai”.

A todos os pais, sejam eles biológicos, adotivos ou afetivos desejo que este seu dia seja passado com saúde.

Se não é pai, desejo-lhe o melhor, que se recorde da figura masculina que mais o marcou na sua infância.

Rosa Maria Duarte

Saber Mais:

Origem do Dia do Pai

Dia dos Pais

Dia do Pai

Feliz dia do Pai


Adicionar comentário