A Primavera de 2021

A Primavera de 2021

Categoria :Datas Comemorativas

Comemorações no dia 21 de março

Início da Primavera, no hemisfério Norte

No passado domingo, dia 21, assinalaram-se vários acontecimentos de cariz cultural, étnico, social ou humano. Farei uma breve alusão ao início e finalidades de alguns.

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial – Foi criado pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966 e representa o reconhecimento da importância de divulgar a necessidade e de criar meios e leis que assegurem os direitos das pessoas e grupos discriminados racialmente. Teve como fundamento o Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo no dia 21 de março de 1960, quando a população negra protestava pacificamente contra a Lei do Passe e a polícia disparou sobre a multidão desarmada causando muitos mortos.

Em Portugal são organizados seminários e outras iniciativas pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).

Dia Mundial da Poesia – Foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999 com a finalidade de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia pelo mundo. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Este ano foram escolhidos, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quatro poetas de língua portuguesa para declamarem poemas, nos Jardins do Palácio de Belém.

Dia Internacional das Florestas – É comemorado anualmente desde 2013, por deliberação das Nações Unidas, de novembro de 2012. Tem por finalidade alertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, a utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis.

Este dia, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, remonta a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). A ideia partiu de um jornalista e político, que incentivou a plantação ordenada de árvores “Arbor Day” com o fim de enfrentar a escassez de árvores e florestas. A população dedicou um dia inteiro a plantar árvores.

Em Portugal, a primeira Festa da Árvore realizou-se a 09 de março de 1913. Só a 21 de março de 1972 se celebrou o primeiro Dia Mundial da Árvore. São realizadas várias atividades nas escolas e não só para assinalar este dia e responsabilizar as pessoas pelas suas atitudes na Natureza.

Dia Internacional da Síndrome de Down – Foi celebrada pela primeira vez em 2006, tendo sido incluída, pela Organização das Nações Unidas, no seu calendário oficial, e comemorada todos os anos.

O seu objetivo é combater a desinformação e preconceito para com as pessoas com a síndroma de Down, destacando não ser uma doença, mas sim uma condição genética que não impede a vida social normal da pessoa.

Rosa Maria Duarte

 LER MAIS

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Dia Mundial da Poesia assinalado em Belém

Dia internacional das Florestas

Dia Internacional da Síndrome de Down

Poemas sobre a primavera


Adicionar comentário