Musicoterapia

Musicoterapia

Categoria :Atividades Lúdicas

A importância da música para os mais idosos

Desde que iniciei, o meu voluntariado neste projeto (CESVIVER) da Casa do Educador do Concelho do Seixal, que me tem sido pedido, pelas aderentes que frequentam assiduamente as atividades de terça-feira, a criação de um “grupo coral” para cantarem canções suas conhecidas.

A professora Inocência teve conhecimento deste anseio e logo se disponibilizou para dar início ao mesmo.

Será incluída na categoria das atividades lúdicas para além de início ou fim das tardes desde que seja propício.

O que nos levou a concretizar este tema foi: O gosto e vontade de cantar mostrado pelo grupo; o sabermos das vantagens da música desde que se nasce e até ao fim dos nossos dias; o querermos que haja mais momentos de boa disposição e colaboração em grupo.

Stefani (1987, p.9) descreve que cantar “é a vontade de nos exprimirmos, de libertarmos o que temos dentro de nós: a alegria íntima, a dor na alma, a raiva no corpo, ou um certo não sei quê.”

De acordo com uma das pesquisas na Google, passo a citar; “A música pode oferecer benefícios para idosos, assim como interação em grupos. Favorece a memória, evoca lembranças do presente e do passado. Quando utilizada com prazer a música pode trazer ao idoso a compreensão do mundo e de nós mesmo. Estudos comprovam que a música traz melhoria corporal, melhorando atividades musculares, melhorando então a respiração, pressão sanguínea, humor e metabolismo além de fortalecer as relações interpessoais onde a música é capaz de sociabilizar integrar e promover o equilíbrio emocional.” 

Os objetivos para hoje eram os seguintes:  A atividade musical na terceira idade; Recolha de canções de antigamente; Aprendizagem de uma nova canção e sua dramatização.

A professora Inocência iniciou a sessão apresentando os benefícios da música para os idosos; a musicoterapia e citou: “A música pode fomentar oportunidades para experiências comuns que são a base para o relacionamento. Uma simples melodia pode recuperar lembranças de acontecimentos marcantes do sujeito idoso. Assim, a música traz uma série de pontos positivos como: Melhora o equilíbrio; Melhora o humor; Evita picos de raiva; Reduz a agitação e o stress; Aumenta as boas sensações; Reduz a perda de memórias.”

A tarde foi vivida com alegria e vontade de aprender

R.M.D.

Importância da música


Adicionar comentário