Cuidar da Saúde Mental

Cuidar da Saúde Mental

 O nosso amigo, Psicólogo Doutor Vitor Vitorino, orientou a sessão do dia 26/10/2021, na CESVIVER.

Cuidar da Saúde Mental era o grande tema a ser abordado; começou por fazer uma breve alusão ao estado da saúde física, emocional e mental antes e após a pandemia. Os efeitos menos agradáveis que se têm vindo a verificar nos idosos e em algumas das camadas jovens atualmente, citando dados apresentados por especialistas.

Como Retomar as Rotinas após a Pandemia - Iniciou este subtema referindo as características dos danos causados: doenças do foro respiratório, cardíaco, neuropsicológico, dificuldades  de mobilidade, fragilidade física e solidão, interpelando os presentes e/ou dando exemplos da vida real.

De seguida deu sugestões de como reagir , no caso de alguém apresentar algumas das características acima enunciadas; ter objetivos de médio-longo prazo; ter relacionamentos saudáveis (não tóxicos); ter planos para cada dia que se inicia; cuidar (especialmente) de: alimentação – medicação - sono – água; criar e manter hábitos saudáveis. Explicou a que se referia cada item e partiu para o ponto seguinte.

Hábitos Saudáveis - Com a leitura da seguinte frase “Primeiro tu crias um hábito, depois…esse hábito cria-te a ti.” (Paula Moreira – Psicóloga), deu a saber que o hábito não é mais do que um processo de repetição, voluntária ou não voluntária. Elucidou que é através de sinapses criadas pelo nosso cérebro das ações repetidas que funcionam os hábitos, tornando-se um procedimento rotineiro, automático e, por vezes, sem que tenhamos consciência do que estamos a fazer.

Disse ainda que os procedimentos menos adequados podem ser eliminados ou substituídos por outros mais apropriados, desde que se queira, treine, exercite com mais perfeição e  com agrado.

Para terminar deixou o seguinte desafio:

- Que hábito queremos alterar?

Desejou um bom trabalho e prometeu voltar.

Bem haja, professor!

Rosa Maria

Bem Estar e Saúde


Adicionar comentário