Sophia Andresen e Jorge Sena

Sophia Andresen e Jorge Sena

Aconteceu hoje, dia 5 de novembro de 2019, na CESVIVER

«Celebrar os centenários do nascimento de Jorge de Sena e de Sophia de Mello Breyner Andresen».

A Profª. Maria de Lourdes Mano iniciou a sessão recordando alguns momentos vivenciados há cinco anos, quando dinamizou várias sessões sobre Sophia.

Para os participantes que, na época, ainda não faziam parte desta grande Família que é a CESVIVER, tiveram hoje oportunidade de recordar uma grande figura da Cultura Portuguesa.

Entre outros aspetos, foram projectadas imagens de Sophia, da sua vida e locais que gostava de frequentar, os livros desta grande escritora e poeta, nomeadamente os que fazem parte de «Plano Nacional de Leitura».

Foram distribuídas «Folhas de Leitura» cujos poemas foram lidos pelos participantes. Fazia parte destas folhas de leitura o poema «Quem és Tu», escrito por Sophia e dedicado ao seu grande amigo, o artista plástico Luís Dourdil.

Porque era o momento de celebrarmos outro grande vulto das Letras Portuguesas, nascidos no mesmo mês e ano, partindo da grande amizade e cumplicidade literária entre Sophia e Jorge de Sena, a Profª.  recordou-nos muitos factos da vida e obra deste excelente escritor, considerado um dos mais influentes intelectuais portugueses do séc. XX.

Além de nos dar a conhecer a biografia e bibliografia de Jorge de Sena, destacou o papel fundamental da esposa, Mécia de Sena, na divulgação  e publicação do espólio literário do marido e na criação do Centro de Estudos Jorge de Sena, na Califórnia, onde o casal passou a residir, após a permanência por largos anos, no Brasil.

Foram distribuídas pelos participantes «Folhas de Leitura» contendo alguns poemas e resumos dos livros «Sinais de Fogo» e «O Físico Prodigioso», textos estes que também foram lidos pelos participantes nesta sessão.

A Profª. referiu-nos também todo um conjunto de eventos de cariz intelectual e festivos, realizados no País e no estrangeiro, em homenagem a estes dois vultos da Cultura Portuguesa  - Jorge de Sena e Sophia de Mello – nascidos, respetivamente nos dias 02 e 06 de novembro de 1919.

Mais uma vez esta nossa querida amiga não se esqueceu da  biblioteca do projeto CESVIVER e ofereceu-nos o livro «O Físico Prodigioso», de Jorge de Sena, a fim de ser requisitado pela assistência e lido em casa.

O meu agradecimento em nome de todos que acarinham este projeto da CES.
Como é habitual nesta nossa amiga, toda a sessão foi documentada com recurso a Power-Point, livros destes dois autores e outros diversos documentos.

Muitos Parabéns querida amiga Maria de Lourdes pela sua maravilhosa participação!

Bem-haja!
Rosa Maria Duarte

CESVIVER celebra o centenário de Sophia Andresen e Jorge Sena


Adicionar comentário