Soror Mariana de Alcoforado

Soror Mariana de Alcoforado

Categoria :Atividades Lúdicas

Dia 19 de novembro, na tarde de terça-feira, a professora Maria Vitória Afonso acompanhada pelos seus convidados, cinco elementos do grupo de jograis da Associação Portuguesa de Poetas, estiveram a dinamizar a mesma, tendo por tema: Literatura – “Vida e Obra de Soror Mariana de Alcoforado”.

A professora Maria Vitória Afonso iniciou a sessão recordando alguns factos da História de Portugal ocorridos antes e depois de 1640 para que a assistência se situasse nas vivências sociais, económicas e religiosas daquela época. Fez a apresentação da vida de Mariana de Alcoforado nascida em Beja em 1640. Pelas boas obras que prestou enquanto freira adquiriu o título de “Soror” e chegou à posição de abadessa. Morreu aos oitenta e três anos de idade em 1723 no Convento da Conceição em Beja. Fez alusão às cinco cartas escritas pela freira ao seu amor, um oficial francês. Estas foram publicadas em Paris e escritas em francês. Ainda se contesta a veracidade de tais cartas, quanto a quem as escreveu, mas, sejam “As Cartas” verídicas ou não, Mariana Alcoforado, existiu realmente, e o escândalo que houve em torno da sua pessoa, também foi verdadeiro. Este ano de 2019 marca os 350 anos da primeira edição de “Cartas Portuguesas” de Soror Mariana Alcoforado e a cidade de Beja promoveu um Congresso e tem patente uma exposição sobre esta freira e sua obra.

Cada um dos poetas da APP procedeu à leitura, de uma das cartas, e a responsável pela sessão foi fazendo uma análise psicológica das mesmas. Posteriormente foi aberto um momento para a assistência se pronunciar. A sessão terminou com a leitura de poemas da autoria dos oradores e de um convidado.

Obrigada a todas e a todos que estiveram na CES para mais uma tarde de ocupação salutar do tempo.

Para terminar a tarde houve um espaço de convívio.

Rosa Maria Duarte


Adicionar comentário