Celebrar Paula Rego

Celebrar Paula Rego

Categoria :Artes

ARTE  MODERNA

O MUNDO PICTÓRICO  DE  PAULA  REGO

Apesar desta sessão dedicada a Paula Rego se realizar somente agora, devido à pandemia, a CESViVER associou-se ao Museu da Presidência da República para celebrar e homenagear os 85 anos desta conceituada artista plástica, nascida no dia 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa.

A Profª. Lourdes Mano começou por nos sensibilizar para a importância da Exposição intitulada «Da Encomenda à Criação - Paula Rego no Palácio de Belém», patente no Museu da Presidência da República, até ao dia 3/Maio, exposição esta que visava, entre outros aspectos, homenagear a consagrada artista plástica na celebração do seu 85.º aniversário.

Ficámos a saber que as obras «O Ciclo da Vida da Virgem Maria» e o retrato oficial do antigo Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, foram o ponto de partida para esta  mostra onde, pela primeira vez, foram expostos também, os três retratos que a artista pintou de Jorge Sampaio quando, em 2002, «durante uma visita ao Reino Unido, o Presidente da República, DR. Jorge Sampaio, convidou Paula Rego para criar um conjunto de obras evocativas da Vida da Virgem Maria», encomenda feita no âmbito do restauro da Capela do Palácio de Belém, dedicada a Nossa Senhora de Belém.

Projectadas muitas imagens das telas que constituem esta fabulosa Exposição, houve tempo para se abordar, entre muitos outros aspectos dignos de registo, as muitas exposições colectivas e individuais realizadas pelo mundo, os dados biográficos da pintora, técnicas e materiais mais utilizados ao longo do seu percurso, os movimentos estéticos mais representativos da sua obra plástica, sem esquecer de se referenciar as suas grandes influências e fontes de inspiração para uma obra tão vasta e magnífica, assim como, o prazer ou paixão da pintora para expressar artística e criativamente, grandes obras da Literatura Portuguesa e estrangeira.

A Profª. Lourdes Mano referiu também que o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, prestigiou esta nossa magnífica artista com a exposição «O Grito da Imaginação», patente ao público até 8 de Março, com uma mostra considerável de 36 obras desta artista.

Esta mesma colecção de obras - «O Grito da imaginação» - atualmente pode ser apreciada no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

Recordou-se a «Casa das Histórias Paula Rego», em Cascais, inaugurada a 18 de Setembro de 2009, cujos objetivos são a divulgação das obras da artista, ao mesmo tempo que a Fundação Paula Rego promove o estudo de toda a sua obra.

Ainda houve tempo para se abordar os prémios, distinções e condecorações recebidos. Assim, uma das últimas condecorações atribuídas pelo Governo Português, foi entregue pela Ministra da Cultura, Dr.ª Graça Fonseca, em 16 de Julho de 2019, no ateliê da pintora em Londres: «Medalha de Mérito Cultural» como homenagem e reconhecimento do seu fantástico trabalho ao longo de  décadas. Como sabemos, esta condecoração só é atribuída a personalidades que tenham realizado uma extraordinária contribuição em prol da Cultura e das Artes Nacionais.

Após esta sessão tão profícua e motivadora, ainda houve tempo de usufruir de momentos agradáveis e conversas sempre prazerosas.

MLMR

CESVIVER – Dias 20 e 22 de Outubro 2020

Paula Rego-Arte Moderna


Adicionar comentário