Comunicar através da escrita

Comunicar através da escrita

Categoria :Atividades Lúdicas

Sendo a escrita um dos meios de comunicação nem sempre foi apresentada, ao longo do tempo, da mesma forma, modo ou tipo. Desde as imagens rupestres até aos nossos dias foi evoluindo de modo a que passasse a ser compreendida nos grupos ou nas comunidades.

Através da escrita transmitimos as nossas atitudes, ideias, sentimentos…. Como é sabido temos vários géneros literários e a poesia é o que mais me encanta e foi pensando nisso que propus aos aderentes da CESVIVER a colaboração para divulgarem um poema, uma poesia ou um texto poético.

Recebi a participação de seis amigas, a quem muito agradeço. Estas serão publicadas de seguida.

Nota: O tempo de leitura é de 30 segundos, quem ler os textos em menos tempo pode clicar e passa ao slide seguinte. Para sair bastar clicar na cruz (X)

LER e ESCREVER

Apesar de ninguém ser leigo nesta matéria tomei a liberdade de vir recordar, para alguns, diferentes estilos de textos. Sabendo-se que texto é um conjunto de signos, codificados num sistema, com o intuito de transmitir uma mensagem. A poesia, por sua vez, está associada à carga estética das palavras, especialmente quando estão organizadas em verso.

Estes conteúdos que vou expor teve como base, a pesquisa na web, os quais estão referenciados nos links que apresento:

Conceito de Texto Poético          Diferença entre Prosa e Poesia

Poema e Poesia-qual a diferença?

Texto poético é aquele que apela a diversos recursos estilísticos para transmitir emoções e sentimentos, respeitando os critérios de estilo do autor. Nas suas origens, os textos poéticos tinham um caráter ritual e comunitário, embora tenham aparecido outras temáticas ao longo dos anos. Os primeiros textos poéticos, por sua vez, foram criados para serem cantados. Por esse motivo eles, até os dias atuais, apresentam essa musicalidade. O mais habitual é que o texto poético seja escrito em verso e se chame poema ou poesia, no entanto, existem textos poéticos sobre a forma de prosa. Muitos entendem a poesia e o poema como a mesma coisa. Eles não são sinónimos, mesmo estando interligados.

Poesia, poiesis do grego, no sentido etimológico, significa “produção artística” ou ainda “criar” e “fazer”. Essa, portanto, está presente não apenas em poemas, mas também em objetos, paisagens e outras formas de expressão. Consiste numa das sete artes tradicionais e é considerada como arte literária. A poesia refere-se à essência.

Poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”, enquanto poema é “Obra em verso ou não em que há poesia”, de acordo com o dicionário Aurélio.

A poesia é caracterizada pela utilização de recursos para expressar a linguagem de forma especial e diferente do normal, e provoca diversos efeitos de sentir naqueles que recebem a mensagem. Os recursos são usados para causar efeitos e sensações em quem está lendo, como por exemplo: recursos sonoros - o ritmo, a rima, a aliteração, entre outros; e o uso da linguagem para sugerir imagens, como as metáforas e as personificações. Entre os tipos de poesia, estão a lírica, épica e dramática.  Ainda há o tipo de poesia em “verso livre” em que poeta cria o próprio ritmo as regras, formulando um estilo único dentro do género literário.

Poema é um texto literário, estruturado em versos e estrofes. Uma estrofe é cada uma das seções que constituem um poema. Esse é formado por alguns versos, e as estrofes são separadas em um poema por uma linha em branco. Nele são revelados sentimentos, pensamentos e opiniões do escritor, podendo ter conteúdo emotivo. Um poema pode conter rimas, métricas, símbolos, metáforas, aliterações e demais recursos da língua portuguesa. O poema refere-se à forma. Pode ser classificado de acordo com um dos seis tipos: soneto, ode, poema épico, narrativo, dramático ou lírico.

Todos os textos poéticos são escritos a partir de experiências pessoais, sentimentos, factos, reflexões, etc. O poeta pode ser considerado como a voz do poema. O texto poético é a representação de algo por meio das palavras. É um texto expressivo, sensível, com ritmo e, até mesmo, uma musicalidade própria.

RMD


3 Comments

Augusta Rodrigues

8 de Fevereiro, 2021 at 4:27 pm

És incrível, amiga Rosa!
A tua criatividade, disciplina e responsabilidade vão alimentando os conteúdos destinados às participantes do Projecto CESVIVER, no ritmo necessário.
Admiro a tua dedicação. É justo que o manifeste aqui.
Parabéns!
Sente o meu abraço com muito afecto e gratidão.

LB

8 de Fevereiro, 2021 at 10:07 pm

Já somos duas Augusta a dar o mérito a quem o merece. “Cesviver é um grande projeto”. O que seria da Cesviver, em tempo de pandemia, sem a sua mestra. A preocupação e empenho da Rosa revelam aquele abraço de gratidão que chega todas as semanas a casa com uma mensagem de carinho e confiança num futuro melhor. Uma palavra diz tudo…”Obrigada”.

Rosa Maria Duarte

9 de Fevereiro, 2021 at 1:43 pm

Agradeço às amigas que deixaram no seu comentário palavras de elogio que me dão esperança num futuro melhor e força para continuar. Mas, sem vocês e muitas e muitos mais como vós a CESVIVER-CES não conseguirá atingir os seus objetivos: chegar a quem precisa de uma palavra amiga, um carinho…
Bem-haja!
Rosa Maria

Adicionar comentário