Dia Mundial da Arte

Dia Mundial da Arte

Categoria :Artes

Arte Urbana

É sempre bom recordar e por isso partilho convosco parte da recolha feita por mim sobre o significado e diferentes estilos da Arte Urbana, fazendo um breve percurso virtual desta Arte, mais virada para o Concelho do Seixal e Setúbal.

Arte Urbana aparece ligada aos pré-urbanistas culturalistas (John Ruskin ou William Morris) e depois ao urbanismo culturalista (Camillo Sitte e Ebenezer Howard). O termo culturalista estava relacionado com os trabalhos executar os pelos urbanistas, para melhorar determinados traços, aos desenhos representativos da cidade ou urbe.

A designação de Arte Urbana passou a incluir todas as expressões criativas nos espaços coletivos, acabando assim com os desenhos em qualquer espaço público ou privado.

Fica-se, por vezes, maravilhado com os desenhos que encontramos nas ruas, em painéis, em fachadas de prédios ou em grandes muros. Cito: “São verdadeiras galerias a céu aberto, onde notáveis artistas de todo o mundo…, fazendo a história de cada…”.

Street Art, Arte Urbana ou Urbanismo são manifestações artísticas realizadas em espaços públicos, mas diferentes das de carácter institucional ou empresarial.  Começou pelo movimento underground (cultura do submundo ou subterrâneo ou movimentos clandestinos, geralmente subversivos) em que a Street Art agia como uma forma do fazer artístico nas várias modalidades do grafismo, desde o grafite ao stencil incluindo ainda outras formas de arte, e expressavam os seus sentimentos através de desenhos.

Grafite (grafiti ou grafitti) é uma arte em que os grafiteiros utilizam tinta em spray e marcadores, desenhando nas paredes de edifícios, túneis, ruas, e cujas obras continham fortes críticas à sociedade. Começou por ser um ato de vandalismo e só muito mais tarde foi incluída como “Arte Urbana”.

Stencil Arte é uma técnica de pintura usada para aplicar um desenho, forma, ilustração ou imagem figurativa ou abstrata. Esta utiliza moldes vazados, chamados de máscaras, que podem ser feitos de diversos materiais desde o papel ao metal e conforme o fim a que se destinam; aplicação de tinta; ou spray. Esta técnica tende a achatar as imagens e a torná-las estáticas, mas C215 -francês - desenvolveu um estilo próprio em que produz uma iluminação impressionista das personagens que cria.

Arte Urbana em Portugal

A Arte Urbana ainda inclui: músicos; estátuas vivas; teatro de rua; palhaços; malabaristas; pintura rural e intervenção urbana. Por vezes, uma obra, apresenta mais do que uma técnica. Para terminar, mais umas breves notas sobre este tema. No Concelho do Seixal a Câmara Municipal e autarquias desde longos tempos que têm apoiado a Arte Urbana nas suas diferentes técnicas, são exemplos disso os murais de escolas e outos edifícios; o “Festival de Street Arte do Seixal” que incluiu grandes e pequenas intervenções artísticas no núcleo urbano antigo do Seixal. Tendo sido alvo da presença de vários artistas, tais como - Mosaik, Mar, Trafic e a dupla Draw & Contra, que remodelaram obras de Eduardo Palaio; arte na rua. Muito artista conceituado se poderia nomear. Ainda encontramos obras de incógnitos, que escondidos da fama, mostram o que de melhor sabem fazer, marcando os seus sentimentos nesta expressão de arte.

Terminámos a nossa viagem virtual do Seixal até Setúbal, passando pelo Mural da Estrada Nacional nº 10.

Na Galeria deste tema poder-se-á ver mais algumas imagens desta Arte Urbana.

Rosa Maria Duarte

GALERIA

Todas as imagens foram retiradas de “Imagens do Google”, alusivas ao tema e ao assunto em questão.

O “Ti João” do Acqua Seixal, do Gonçalo Mar e da cidade

Estrada nacional nº10

Arte Urbana em Portugal

Significado de Underground

Estátuas vivas

Galeria de Arte Urbana


Adicionar comentário