Celebrar o dia 25 de Abril

Celebrar o dia 25 de Abril

Categoria :Datas Comemorativas

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida por Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974.

25 de Abril de 2021 

Estamos próximos de mais um feriado nacional, uma data histórica do nosso País. Celebra-se a revolta dos militares que, com um golpe de Estado, conseguiram acabar com a ditadura. No dia 25 de abril de 2021, próximo domingo, fará 47 anos, que se vive o Dia da Liberdade em Portugal.

Um pouco de história do passado

A 25 de abril de 1974 aconteceu o que há muito o povo desejava, uma vida melhor, com direitos sociais, culturais e até económicos. Enfim, a liberdade de expressão e de ação. Deu-se a chamada Revolução dos Cravos também conhecida como Revolução de 25 de Abril, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.

Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional, que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso). Em abril de 1976 deu-se a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa.

Passou-se a viver sob uma governação democrática, com um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente (diretamente ou através de representantes eleitos) na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de governar através de eleições e concedendo assim condições sociais, económicas e culturais que permitam o exercício livre e igual.

Surge a liberdade de imprensa, formam-se partidos políticos para a defesa dos interesses do povo, abrem-se as portas à cultura, ao ensino para todos, etc. Mas, passados tantos anos, ainda se continua a encontrar muitas desigualdades sociais e económicas devido a interesses políticos, familiares, bem como outros, têm sido difíceis de resolver. Nunca deixemos de  lutar pelos nossos direitos mas sempre com Paz e Ordem.

Memórias do 25 de Abril


Adicionar comentário