Dia Mundial da Língua Portuguesa-2ª Sessão

Dia Mundial da Língua Portuguesa-2ª Sessão

No dia 11 de maio realizou-se a 2ª sessão (conclusão) no âmbito deste tema.

Recordou-se a sessão anterior e, de seguida, foi feita referência  a algumas das comemorações realizadas pelos diferentes países de língua portuguesa, quer tenham sido  transmitidas pela televisão quer  através de outro  meio de comunicação, tais como: Seminário do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Guimarães, com a colaboração da Câmara Municipal local e da Universidade do Minho;  Concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa” promovido pela Porto Editora, o Camões, I.P e o Plano Nacional de Leitura, que anunciaram os vencedores da primeira edição;  “Todas as Palavras que hão de vir” programa da Imprensa Nacional e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; bem como outras atividades.

Dando continuidade, apresentei uma breve síntese da biografia e bibliografia do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, cujo pseudónimo é Pepetela, que recebera o Prémio literário DST Angola/Camões 2020, no dia 05 de maio 2021, pela sua mais recente obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”, no âmbito da sessão solene que assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Fez-se a leitura da sinopse desta obra.

De seguida também foi lido o poema, da sua autoria, intitulado O Planalto e a Estepe.

A assistência procedeu à leitura de mais alguns poemas, de escritores que fazem parte da CPLP, após terem observado as bonitas imagens ilustrativas, de pintores portugueses, trabalho realizado pela nossa amiga profª Mª de Lourdes Mano. Uma das senhoras durante a leitura emocionou-se, porque reviveu momentos muito difíceis, em jovem, durante a guerra e sempre o que desejou foi a Paz.

Poderá ler ou reler os poemas nas imagens.

Rosa Maria Duarte

Apresentação e conclusão do tema

Poemas para ler e reler


Adicionar comentário