Saúde Mental

Saúde Mental

Saúde da Mente em tempo de Pandemia foi o tema para a sessão do dia 25 de maio de 2021 sob a orientação do Dr. Vitor Vitorino, tento abordado os seguintes pontos:

- Relacionamentos saudáveis

- Autoconhecimento

- Caminhos para uma vida mais saudável e feliz.

Começou por falar sobre a assertividade como sendo a postura correta nos relacionamentos com os outros. Para que haja um relacionamento saudável é necessário haver respeito e transparência de linguagem. São comportamentos assertivos aqueles que envolvem a manifestação direta, pelo próprio, das suas necessidades, preferências, emoções ou opiniões sem, contudo, demonstrar ansiedade indevida ou excessiva e sem ser incorreto ou violar os direitos do outro.

Explorou este assunto referindo-se ao tipo de comportamentos – assertivo, agressivo, passivo ou manipulador – utilizando para além de exemplos elucidativos o recurso a provérbios. Ninguém é cem por cento assertivo e “respeitar os outros não é concordar plenamente, por não concordar não precisa ficar zangado”.

Procedeu à leitura e reflexão do texto A Canoa, de Paulo Freire.

Fez a apresentação, sucessivamente, das frases “Nascemos para sermos felizes” e “Temos a obrigação de tornar felizes, todos aqueles que escolhemos para entrar na nossa vida”, pediu à assistência para se pronunciarem sobre as mesmas. Referenciou os princípios para viver feliz, com tranquilidade e paz de espírito, alertando para as atitudes, a tomar perante as situações que na nossa vida, sugeriu a utilização de três perguntas - Quero? Posso? Devo? – em que servirão de orientação a fim de, com lucidez, se tomar uma decisão consciente. Para melhor compreensão realizou a experiência da folha de papel, que depois de amarrotada, mesmo que muito se alise nunca fica a mesma e reportou-a para as nossas atitudes para com os outros.

Apresentou uma lista de “dezoito propostas para uma Vida Saudável e Feliz”, das quais só leu e explorou as três primeiras. Deixou como mensagem a sugestão de continuarem a leitura, posteriormente, e meditarem sobre cada uma das frases. Estas referiam-se a ferramentas para se ter uma Mente Positiva: Foco no presente, companhias positivas, ser prestativo a todos; descansar, ouvir músicas que animem, fazer exercícios, comer saudável, usar palavras construtivas, ser grato(a) e meditar.

Após a intervenção do Dr. Vitor Vitorino, a quem muito agradeço, continuei a sessão desta tarde com a apresentação de poemas de Miguel Torga, dois dos quais foram escolha da professora Maria José Vaz, e cuja leitura esteve a cargo dos presentes.

        Rosa Maria Duarte

Em Tempo de Pandemia

Literatura poética


Adicionar comentário