Abertura Solene do ano letivo 2021-2022

Abertura Solene do ano letivo 2021-2022

Categoria :Abertura Solene

PROJETO CESVIVER

No dia 28 de setembro, pelas 15h00, teve lugar a sessão formal de abertura dos encontros do CESVIVER, projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal (CES), referentes ao ano letivo 2021/2022.

Este acto realizou-se no salão – Galeria - do edifício da CES, onde semanalmente se realizam as atividades deste projeto.

Contámos com a presença dos nossos convidados, que muito nos honraram, a Senhora Vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal, Dra. Manuela Calado; o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Amora, Dr. Manuel Araújo; o Senhor Presidente da Direção da CES, Dr. Jaime Ribeiro.

Também estiveram presentes amigas aderentes do CESVIVER e, como este projeto só se justifica pelas utentes que semanalmente nos procuram, uma palavras muito especial para essas senhoras que elas próprias fizeram a festa. Bem-haja!

A diretora executiva do CESVIVER fez a abertura da sessão, cumprimentando e agradecendo aos presentes dirigindo-se de seguida aos convidados para que tomassem da palavra.

A Senhora Vereadora da Câmara Municipal do Seixal, Dra. Manuela Calado, agradeceu o convite e referiu o seu carinho e apreço pelo trabalho desenvolvido pela CES e pelos seus dois projetos. Quanto ao CESVIVER falou da sua utilidade para as pessoas que o procuram e incentivou a continuação do mesmo. Para terminar fez saber que estava a terminar o tempo em que esteve ligada à CES e aos seus projetos e despediu-se emocionada.

Tomou da palavra o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Amora Dr. Manuel Araújo também se congratulou por estar nesta sessão e reconheceu o trabalho e o papel benéfico que a CES tem junto da comunidade. Terminou dizendo que a Junta de Freguesia de Amora estaria sempre recetível para o que fosse necessário.

Foi a vez do Senhor Presidente da CES dirigir algumas palavras. Depois de cumprimentar e agradecer a presença de todos fez uma curta resenha sobre a vida da CES, UNISSEIXAL e CESVIVER. Despediu-se, desejando um bom ano de trabalho.

Dando continuidade ao programa, foi comunicado que, depois de vários pedidos das utentes, formou-se o grupo musical que se iria apresentar ao nosso público cantando, pela primeira vez a canção “Ode à CESVIVER” cujo poema foi o resultado da recolha de frases da autoria  das utentes. Este mini projeto concretizou-se graças à generosa disponibilidade da Professora Inocência Bolas que é responsável pela orientação e ensaios.

Ouviu-se a leitura de um poema dedicado a este projeto, da autoria da utente Senhora D. Rosa Maria Martins.

Voltou-se ao momento musical com  mais três canções do reportório tradicional português, pelo grupo acima referido. Desta vez foi utilizado movimento, gravuras e acompanhamentos sonoros.

Para terminar este alinhamento, foi feita a leitura de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen pela aderente professora Olga Valido.

A sessão foi encerrada com a oferta de uma pequena lembrança executada por um grupo de aderentes.

Rosa Maria Duarte

Momentos de boas vindas à CESVIVER

Poemas


Adicionar comentário