Almoço de Domingo

Almoço de Domingo

Rui Nabeiro e Luís Peixoto

Um Livro, Uma Companhia foi o tema escolhido para esta terça-feira, dia 25 de janeiro de 2022.

Depois de pensar e repensar… Falando com uma querida amiga minha e da CESVIVER, professora Maria de Lourdes Mano, sugeriu-me, esta, o livro Almoço de Domingo do escritor José Luís Peixoto, o que aceitei desde logo para se ler num dos encontros semanais.

Começou-se por recordar a nossa viagem, realizada no dia 28 de março de 2019, a Campo Maior para se visitar a empresa do Senhor Rui Nabeiro, mais propriamente a Delta Cafés e Adega Mayor no âmbito do projeto Um Livro, Uma Companhia.

Esta pode ser lida no site da CESVIVER

Nesse dia, para além do que vimos e ouvimos ainda brindámos ao Senhor Comendador Rui Nabeiro, pois era o dia do seu aniversário.

Mais de três anos depois, no âmbito do projeto “Um Livro, Uma Companhia”, voltou-se a falar deste grande Senhor e da sua vida e obra no passado e atual, agora com a bonita idade de 90 anos.

Iniciou-se o tema ouvindo, no Youtube, o autor Diogo Infante ler um excerto do romance Almoço de Domingo, de José Luís Peixoto.

Fez-se a leitura de algumas páginas do referido livro tendo como finalidade de apresentar cenas ficcionadas do seu modo de vida enquanto criança, jovem e adulto, relação familiar e profissional, referentes a cada um dos três dias em que se desenrola o romance. Por fim, leu-se um resumo retirado da google.

A assistência esteve sempre interessada e participativa ora lendo, ora questionando.

Como não podia deixar de ser, chegou a altura de se falar do autor deste belo romance.

José Luís Peixoto nasceu a 4 de setembro de 1974 em Galveias, Ponte de Sor (Alto Alentejo). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. É um escritor, dramaturgo e poeta português reconhecido nacional e internacionalmente. As suas obras têm sido adaptadas para espetáculos e obras artísticas de diversos géneros. Como colunista tem colaborado em vários órgãos da imprensa portuguesa.

Merecedor de muitos prémios, entre eles: Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar em 2001. Sendo o mais jovem vencedor português, com 27 anos, a receber este prémio; Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para o melhor livro de poesia, A Criança em Ruínas em 2013.

É de referir que o romance Galveias foi o primeiro livro de língua portuguesa a ser traduzido diretamente para o idioma georgiano.

O livro infantil A Mãe que Chovia, foi o primeiro a ser traduzido diretamente do português para o mongol.

Após concluído o tema do dia e, ainda com alusão ao assunto, ouviram-se histórias da vida real relacionadas com o Campo Maior, as suas festas e o café.

Nesta tarde também houve tempo para um momento social.

R.D.

Revivendo tempos passados


2 Comments

Augusta Rodrigues

27 de Janeiro, 2022 at 9:19 pm

Querida amiga Rosa
Louvo e reconheço a tua dedicação plena ao projecto do qual és responsável – CESVIVER.
O presente trabalho está excelente.
Elucidativo e bem encadeado.
Por trás estão muitas horas de pesquisa e de seleção do presente conteúdo.
Parabéns, amiga Rosa, distinta Directora Executiva da CESVIVER!

Rosa Maria Duarte

6 de Fevereiro, 2022 at 12:41 pm

Querida amiga Augusta estou grata pelas tuas palavras, mas este projeto só consegue estar de pé se houver pessoas, como tu, que queira dispensar um pouco do seu tempo para que ele seja útil e válido.
Tenho um grupo especial que nunca se tem negado a participar. A ti minha amiga e a todas e todos que de alguma forma participam na CESVIVER, o meu sincero BEM Haja.
R.D.

Adicionar comentário