Tardes na Cesviver

Tardes na Cesviver

O Carnaval está a chegar

A tarde de terça-feira, dia 22 de fevereiro, abrangeu vários assuntos, sendo o mais envolvente o Carnaval.

Começou, por se fazer uma breve alusão ao dia anterior (21/02) por ter sido assinalado o Dia Internacional  da Língua Materna: sua criação e seus objetivos tais como: a importância na diversidade cultural e linguística e a sensibilização para a tolerância, o respeito e a preservação do património cultural e linguístico dos vários povos do mundo.

E, como estávamos a falar da língua materna, passou-se à apresentação de duas imagens alusivas a provérbios populares portugueses para que a assistência o decifrasse o seu significado.

Sempre com a participação ativa do grupo realizaram-se jogos de atenção e concentração com provérbios, ditados populares ou adágios sobre o mês de fevereiro e sobre o Entrudo/Carnaval.

Entrou-se, assim, no tema principal com uma breve explicação sobre o origem das palavras Carnaval e Entrudo. Também se fez saber a origem do Carnaval no mundo e depois em Portugal

A festa pagã do Carnaval tem o seu auge nos três dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. O evento carnavalesco remonta ao século XI e em Portugal não faltam tradições. O seu início teve como finalidade  festejar o Entrudo, do latim introitus, “entrada”, no reinado de D. Afonso III, ainda no século XIII. No século XVI afirmou-se o termo Carnaval, evocando as festas romanas, recuperadas pelo Cristianismo. Começavam no dia de Reis e terminavam na Quarta-Feira de Cinzas, véspera da Quaresma.

Entre as formas do teatro popular português cita O Enterro do Entrudo e explica que na quarta-feira das Cinzas, existe um cortejo em que aparece um caixão com um boneco de palha dentro, representando o Entrudo defunto, que no fim da cerimónia deve ser queimado. ” A primeira referência a este festejo popular foi feita por D. Sebastião e data de um documento de 1574

Fez-se alusão às diferentes maneiras de ser festejado ao longo dos tempos de algumas  localidades, cidades em que são mais antigos, mais conhecidos bem como à sua interrupção devido à situação da pandemia atual.

Abordou-se um dos Carnavais mais genuinamente portugueses, com tradições ancestrais. O Carnaval de Podence e os seus caretos, é uma herança romana, com uma mistura de tradições que remontam aos primeiros povos a habitar a região, inspiradas em figuras da mitologia pagã. As principais atrações deste Entrudo são as tradicionais máscaras de madeira, por vezes, revestidas com pele de coelho e ornamentadas com cobras ou sardões para que estas adquirissem um aspeto mais aterrorizante, sendo esculpidas por artesãos da vila.

As atividades terminaram com um trabalho manual alusivo a fim de elaborar um cartaz alusivo ao Carnaval

Trabalho de uma das senhoras.

BOM CARNAVAL!

R.D.

Alegria e Recordação

O Carnaval em Portugal

José Afonso - A moda do entrudo


Adicionar comentário