Um Livro, Uma companhia

Um Livro, Uma companhia

Obra literária de Vinícius de Moraes

No âmbito deste projeto, para no dia 15 de fevereiro e com a sugestão de uma das senhoras utentes, fez-se uma breve abordagem ao autor Vinícius de Moraes bem como à sua obra literária para de seguida se proceder à leitura de poemas do autor.

Resumo biográfico - Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980.

Personalidade de vários talentos, foi poeta, cronista, jornalista, diplomata, dramaturgo, crítico de cinema, cantor e compositor de música popular brasileira.

Fez parte da segunda fase do Modernismo literário brasileiro (Geração 30).

Como poeta é um dos maiores compositores da música popular brasileira tendo feito parcerias com outros grandes artistas. Reconhecido como um dos fundadores da Bossa Nova, movimento musical surgido nos anos 50.

Conhecida como um hino da Bossa Nova, Garota de Ipanema faz um elogio à mulher brasileira.

Esta canção foi adaptada para o inglês e ficou conhecida na voz da cantora e compositora brasileira Astrud Gilberto.

Em relação à sua carreira literária, Vinícius de Moraes foi um poeta importante da Segunda Fase do Modernismo.   Durante a sua carreia como escritor  o seu estilo literário poético pode ser divido em dois momentos: no primeiro o  idealismo sob a influência da poesia católica francesa e de e no segundo a aproximação ao mundo material.

Foi um escritor da modernidade amorosa como expressou no poema Soneto da Fidelidade (1946). O seu grande tema principal foi o amor e suas variadas manifestações: saudade, carência, desejo e paixão. Era evocado de "Poetinha”.

Augusto Frederico Schmidt foi também um poeta, colaborador de Vinícius de Morais, da segunda geração do Modernismo. Foi editor, dono da Livraria Schmidt Editora, no Rio de Janeiro.

E porque no dia anterior, 14 de fevereiro, se comemorou o “Dia dos Namorados”, para hoje escolheu-se fazer a leitura de poemas de amor bem como ouvir  uma das suas canções.

Durante a leitura e breve interpretação surgiram as mais diferentes reações, tendo até levado às lágrimas, por alguém ter revivido cenas passadas e sentir saudades do seu amor.

Por último foi sugerido que escrevessem uma frase em resposta a três perguntas apresentadas.

R.D.

A Poesia de Vinícius de Moraes

Sentimentos despertados pela Poesia


Adicionar comentário