XII Aniversário da Cesviver

XII Aniversário da Cesviver

Categoria :Comemorações

Doze anos se passaram desde que o Projeto Cesviver foi aprovado em Assembleia Geral da Casa do Educador do Concelho do Seixal, mais precisamente no dia 19 de junho de 2008.

Este ano tudo foi diferente!

Terminámos as atividades em março e ainda não nos foi possível regressar devido à difícil situação de Pandemia que o país está a atravessar; deixando suspenso tudo o que se tinha planeado para festejar o seu 12º aniversário. Assim sendo vamos assinalar esta data virtualmente.

Continua-se a viver o sentimento de afeto e gratidão entre cada um de nós e para com todos os que se têm dedicado a este Projeto da CES.

Quanto ao percurso deste ano escolar não tenho muitas novidades para apresentar pois semanalmente eram dadas notícias sobre tudo o que foi realizado, mas ainda assim irei apresentar uma breve retrospetiva. As atividades foram organizadas tendo por base o Plano Anual e a Grelha Trimestral de acordo com os temas ou atividades a serem realizados. Passarei a referir só as que foram cumpridas até 10 de março 2020:

Abertura das Atividades - Ano escolar 2019/2020

Psicologia - “Conversas com o Psicólogo”

Chi Terapia:

  • Prática de exercícios de Tai Chi e Chi Kung
  • Exercícios como ferramentas para o equilíbrio físico e emocional.

Aniversários – Comemoração mensal/anual

Projeto «Um livro, uma companhia» - Apoiado pela C.M.S.

  • Neorrealismo:

1 - Fundamentos desta corrente estética;

2 - Obras literárias e escritores neorrealistas:

  1. a) Celebrar o centenário do nascimento de Fernando Namora;
  2. b) O universo literário de Alves Redol.
  • Escritores do século XX:

1 - Recordar Sophia de Mello Breyner Andresen no centenário do seu nascimento; 2 - Celebrar o centenário do nascimento de Jorge de Sena;

3 – O Universo poético de Nuno Júdice.

  • Visita de estudo ao Museu do Neo-Realismo («E não sei se o mundo nasceu», exposição de homenagem ao centenário de Fernando Namora) e (Raízes de uma Coleção: Alves Redol e (seus) ilustradores).

Artes Plásticas

  • Arte Moderna: - Movimento neorrealista; Neorrealismo na pintura.
  • Arte Contemporânea: - Principais tendências; Street Art ou Arte Urbana: Definição/conceito; Três prestigiados artistas portugueses.

Outras temáticas:

  • Comemoração do mês das Pessoas Idosas:
  1. a) Reflexão sobre o tema
  2. b) Tomada de conhecimento da Campanha Mundial “Doces Sentimentos Positivos” - C.M.S.
  • Saúde e bem-estar: “Saúde Mental – Como prevenir: Caminhos / Veredas a percorrer”.
  • Temas de Direito – Justiça e Direito.
  • “Estórias da nossa história” - A vida e obra de D. Amélia de Orleães.
  • Breve alusão à “Vida e Obra de Soror Mariana Alcoforado”.
  • Vivenciar o Natal:
  1. a) Canções e atividades;
  2. b) Participação na Festa conjunta de Natal – CES, Unisseixal, Cesviver.
  • Música:
  1. a) Atuação do grupo Três Mais Um;
  2. b) Atuação da turma de cavaquinhos e bandolins da Unisseixal;
  3. c) Atuação do Grupo Coral e Instrumental 5 de Janeiro da AURPIA.
  • Atividades lúdicas – Jogos de destreza, movimento, atenção e socialização.
  • Saúde auditiva – Iniciação à Linguagem Gestual (LGP).

Como podem verificar, foram muitas as atividades realizadas e de áreas bem diversificadas. Para além destas, outras foram planeadas, mas não realizadas; no entanto deixo aqui o meu agradecimento às pessoas convidadas reconhecendo a sua disponibilidade para cooperarem com a Cesviver, e espero poder contar com as suas colaborações no próximo ano. Bem-haja!

Não posso deixar de referir quem, durante este afastamento físico, continuou a proporcionar formas de minimizar a solidão, acompanhando os utentes da Cesviver, o professor António Santos e a psicóloga estagiária da CES Dr.ª Fiona Sofia, por vídeo chamada ou por contacto telefónico e à professora Luísa Bernardo que continuou a divulgar as notícias no Site e Facebook, um sincero agradecimento.

Houve um grande envolvimento das autarquias, de muitas(os) amigas(os), dos órgãos sociais da CES, Unisseixal e da Cesviver, bem como das funcionárias da CES que de diferentes maneiras deram do seu tempo facultando momentos de formação, informação, partilha, são convívio ou apoio sempre em regime de voluntariado. Mas, nada se realizaria nem se atingiria os fins a que se destina, sem as pessoas mais importantes deste projeto, os utentes e aderentes.

No 10ºAniversário a professora Antonieta Henriques, fundadora e defensora deste projeto, tendo ocupado o cargo de Diretora Executiva até 2011, deu-nos a conhecer:

- Como nasceu a Cesviver;

- Como se desenvolveu;

- Que impacto visível teve na comunidade da Amora;

- O que pensamos e o que vemos neste “Projecto”

Este acontecimento pode ser consultado no Site da Cesviver

Para a data de hoje foi pedido, conforme planeado, à professora Maria Judite Bentes, segunda Diretora Executiva da Cesviver, entre 2012/2014, para nos relatar como foi a sua orientação neste projeto e que poderão ler mais à frente.

À Câmara Municipal do Seixal, na pessoa da Sr.ª Vereadora da Ação Social Dr.ª Manuela Calado, à Técnica Superior Dr.ª Soraia Issufo e restante equipa de trabalho; à Junta de Freguesia de Amora, na pessoa do Sr. Presidente Manuel Araújo e Sr.ª Dr.ª Helena Quinta; ao Sr. Presidente da CES professor Jaime Ribeiro; aos meus convidados que orientaram as sessões de terça-feira; aos três voluntários que semanalmente prestam apoio; a todas e todos que de algum modo estiveram sempre presentes na vida deste “grande” Projeto, o meu mais sincero agradecimento pois sem vós teria sido impossível esta caminhada.

Antes de terminar deixo-vos com o relato da professora Maria Judite Bentes e um poema, da autoria do professor João Bentes dedicado ao 12º Aniversário da Cesviver e enquadrado na atual situação que estamos a viver.

Rosa M. Duarte 

19/06/2020

Relato da Professora Maria Judite Bentes

Iniciei a minha passagem pela Cesviver, como Directora Executiva, no ano de 2012 e terminei o meu mandato, em 2014.

Foi uma experiência bastante enriquecedora, sobretudo a nível social, com toda a carga solidária que o cargo exigia.

Comecei por dar continuidade, ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pela minha antecessora, Profª Antonieta Henriques.

Entretanto, pus em prática algumas ideias que me foram surgindo e que considerei serem úteis, para todos.

Foi introduzida a aplicação do FB, para uma melhor comunicação entre todos. Iniciou-se também a elaboração de um documento intitulado “Cesviver Informação”, que dava conta das actividades levadas a cabo cada terça-feira.

No capítulo, «Um livro, uma Companhia», foram estudados e visitados os locais de nascimento ou de vida dos vários autores, (Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, António Aleixo e Bocage), em justa homenagem a cada um.

Além destas visitas, outros locais foram visitados por nós tais como:

  1. O Fundão na altura das cerejas onde no momento foi falada a Cesviver, que por coincidência, teve reportagem na RTP;
  2. O Fluviário de Mora;
  3. Palácios; Monumentos (Cristo Rei); etc., com a colaboração da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia da Amora, que sempre se mostraram disponíveis para estas e outras ajudas, as quais muito temos a agradecer.

Foram convidadas figuras ligadas à Cultura, à Saúde, à Justiça, ao Entretenimento, à Religião, ao Ambiente, à Psicologia, à História, Música, etc.

Organizei exposições de fim de ano com trabalhos das utentes da Cesviver entre os quais, “Uma História de Vida” - onde cada utente descreveu passagens da sua vida, causadoras de sentidas emoções, pela sua crueza umas e vitórias outras; festas de Natal, Magustos, Carnaval; arraial dos Santos Populares e outras mais.

Terminei o mandato, ficando grata a tanta gente!

Às senhoras utentes da Cesviver, de quem guardo o maior carinho e pelas quais criei uma verdadeira amizade.

Às colegas e a todos quantos acederam aos meus pedidos de ajuda e colaboraram tão prontamente, o meu agradecimento sincero e verdadeiro.

À equipa da Unisseixal, pela presença sempre pronta e desinteressada.

Às funcionárias da Casa do Educador, pela prontidão com que sempre atenderam os meus pedidos.

Ao meu querido Presidente, professor Tomás Bento, a bondade em pessoa, que muito incomodado foi, mas que sempre me ajudou com um sorriso nos lábios e bondade excepcional.

A todos o meu bem-haja.

Maria Judite Bentes

04/06/2020

Parabéns CESVIVER


4 Comments

Luisa Bernardo

19 de Junho, 2020 at 7:44 am

Parabéns Cesviver pelo seu XII Aniversário. É uma data memorável e diferente dos anos anteriores mas está sempre presente pela boa equipa que a representa. Muitas felicidades para o futuro.

    João Correia

    20 de Junho, 2020 at 8:10 pm

    Parabéns, CESVIVER!
    Nasceste há 12 Anos, com o intuito de acabar com a solidão e promover o Convívio.
    Estás no caminho certo. As terças-feiras, à tarde, são muito concorridas para ouvir os Professores, nossos convidados, falar sobre vários temas, tais como – Literatura, Poesia, Artes Plásticas, Direito, etc.. Também tens Música, Jogos e Passatempos. Muito obrigado a todos os que nos proporcionam estas magníficas tardes. Para dar apoio, a todas estas atividades, tens três voluntárias de eleição, que enchem os corações das tuas utentes, com muita dedicação e carinho.
    Uma chamada de atenção para uma pessoa que entrou há pouco tempo na tua casa. Refiro-me à Drª. Fiona Sofia. Esta jovem foi incansável, mantendo o contato com as tuas utentes, durante estes meses do confinamento devido à Pandemia Covid19. Obrigado.
    Mas, para que tu existas, CESVIVER, é necessário haver uma Timoneira. A tua é, sem sombra de dúvida, a Professora Rosa Maria Duarte, a tua Diretora Executiva que, com a sua capacidade e total entrega ao Projeto, consegue incutir nos que a rodeiam, a força e a certeza de que vais no rumo certo.
    Para todos, BONS CONVÍVIOS!!!
    Bem Hajam

    João Correia

João Correia

19 de Junho, 2020 at 2:03 pm

Parabéns à CESVIVER!
Parabéns, também, à sua Diretora Executiva, Professora ROSA MARIA DUARTE, pelo empenho, total entrega
e magnífica direção no rumo traçado: O Convívio!
Orientação conseguida, como se comprova, através das muitas exposições, viagens e, sobretudo, pelos concorridos encontros/lanches semanais.
A Pandemia obrigou-nos a parar. Mas, Professora Rosa Duarte, com a sua força e orientação cá estaremos, todos, para a contornar.
Bem Haja

Rosa Maria Duarte

24 de Junho, 2020 at 7:20 pm

Estou grata aos Aderentes e Amigos que formularam votos de Parabéns e Felicidades ao Projeto Cesviver pelo seu XII Aniversário, ocorrido no passado dia 19/06/2020.
Desejo a todos muita saúde e fé para o nosso reencontro assim que for possível.
Rosa Mª. Duarte

Adicionar comentário