Monthly Archives: Março 2021



A Primavera de 2021

Categoria :Datas Comemorativas

Comemorações no dia 21 de março

Início da Primavera, no hemisfério Norte

No passado domingo, dia 21, assinalaram-se vários acontecimentos de cariz cultural, étnico, social ou humano. Farei uma breve alusão ao início e finalidades de alguns.

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial – Foi criado pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966 e representa o reconhecimento da importância de divulgar a necessidade e de criar meios e leis que assegurem os direitos das pessoas e grupos discriminados racialmente. Teve como fundamento o Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo no dia 21 de março de 1960, quando a população negra protestava pacificamente contra a Lei do Passe e a polícia disparou sobre a multidão desarmada causando muitos mortos.

Em Portugal são organizados seminários e outras iniciativas pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).

Dia Mundial da Poesia – Foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999 com a finalidade de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia pelo mundo. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Este ano foram escolhidos, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quatro poetas de língua portuguesa para declamarem poemas, nos Jardins do Palácio de Belém.

Dia Internacional das Florestas – É comemorado anualmente desde 2013, por deliberação das Nações Unidas, de novembro de 2012. Tem por finalidade alertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, a utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis.

Este dia, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, remonta a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). A ideia partiu de um jornalista e político, que incentivou a plantação ordenada de árvores “Arbor Day” com o fim de enfrentar a escassez de árvores e florestas. A população dedicou um dia inteiro a plantar árvores.

Em Portugal, a primeira Festa da Árvore realizou-se a 09 de março de 1913. Só a 21 de março de 1972 se celebrou o primeiro Dia Mundial da Árvore. São realizadas várias atividades nas escolas e não só para assinalar este dia e responsabilizar as pessoas pelas suas atitudes na Natureza.

Dia Internacional da Síndrome de Down – Foi celebrada pela primeira vez em 2006, tendo sido incluída, pela Organização das Nações Unidas, no seu calendário oficial, e comemorada todos os anos.

O seu objetivo é combater a desinformação e preconceito para com as pessoas com a síndroma de Down, destacando não ser uma doença, mas sim uma condição genética que não impede a vida social normal da pessoa.

Rosa Maria Duarte

 LER MAIS

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Dia Mundial da Poesia assinalado em Belém

Dia internacional das Florestas

Dia Internacional da Síndrome de Down

Poemas sobre a primavera


Feliz Dia do PAI

Categoria :Datas Comemorativas

Comemoração do dia do PAI

“A figura do PAI precisa de ser recuperada…” D. Tolentino Mendonça

Dia do Pai é uma data para homenagear os pais que acontece em quase todo o mundo. Um dos objetivos é criar laços familiares e de respeito por quem nos deu a vida. Os pais, por sua vez, têm o dever de cuidar, educar e proteger os seus filhos.

Esta comemoração, difere em dia, mês, simbolismo, e ainda se encontra quem não lhe dê qualquer importância.

Quanto à sua origem encontramos, para além do mês e dia da comemoração, várias histórias aliadas ao tema, umas no âmbito religioso, outras no afetivo, outras ainda pelas tradições e também na vertente comercial. Vou fazer uma breve alusão a algumas:

A história mais antiga sobre a sua origem refere o ano de 2000 A.C., na Babilónia, e conta que Elmesu gravou uma mensagem, numa placa de argila, a desejar saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

Nos Estados Unidos celebram no terceiro domingo de junho. Em 1909 em Washington, Sonora Luise Smart Dodd assistia às comemorações do Dia da Mãe e pensou homenagear e agradecer ao seu pai, Henry Jackson Smart, o cuidado e educação que lhes deu, a ela e aos seus cinco irmãos, após o falecimento da mãe. O presidente Lyndon Johnson, em 1966, declarou o terceiro domingo de junho para celebrar essa data, nos Estados Unidos. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon, oficializo-a.

Em Espanha, no dia 19 de março por ser uma tradição católica para comemorar o dia de São José e de seu pai. Este dia também tem como finalidade recordar a paternidade e a influência dos homens na vida de seus filhos.

Uma das histórias sobre a origem deste dia, em Espanha, refere o ano de 1950. A professora Manuela Vicente, escritora e promotora desta ideia, acedeu ao pedido de alguns pais que se queixavam da falha de só haver o Dia da Mãe. Escreveu um artigo para encorajar outras escolas a celebrarem esse dia.

Em Portugal celebra-se no dia 19 de março que coincide com o dia cristão, dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

Todos os anos, o Papa Francisco lê aos seus fiéis a oração de São José.

Esta mesma data é assinalada em alguns dos países ocidentais e de língua portuguesa.

No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto como Dia dos Pais. A implementação deste dia foi da autoria do publicitário Sylvio Bhering para divulgar anúncios sobre esta festividade. Realizou-se pela primeira vez a 14 e agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria.

Festejam a 08 de agosto: a Rússia, por ser o dia do defensor da pátria; e Taiwan porque a pronuncia do dialeto local lembra a palavra “papai”.

A todos os pais, sejam eles biológicos, adotivos ou afetivos desejo que este seu dia seja passado com saúde.

Se não é pai, desejo-lhe o melhor, que se recorde da figura masculina que mais o marcou na sua infância.

Rosa Maria Duarte

Saber Mais:

Origem do Dia do Pai

Dia dos Pais

Dia do Pai

Feliz dia do Pai


Mestre Francisco Simões

Categoria :Artes

O ESCULTOR-POETA DA MULHER

Sem pretender abordar a função da escultura e o papel do escultor face à sociedade, não nos podemos esquecer que a ligação entre a Literatura e as outras formas de Expressão Artística vem de muitos séculos.

A representação de escritores e poetas no seio da escultura portuguesa é comum por todo o País.

Hoje, mês de Março e, pelo menos para mim, é o mês do feminino já que é nesta altura do ano que se celebram a Mulher, a Poesia, a Árvore, a Primavera, a Água, ... e, claro, também o «Dia do Pai».

É o momento propício para recordarmos um artista que eu designo por “o Escultor-Poeta da Mulher”, tal a graciosidade, leveza, a luz, (...) que transbordam da sua inspiração e criação artísticas, quer seja na escultura com mármore policromado ou não, na cerâmica, desenho, pintura, serigrafia...

Ele próprio afirma:

«A mulher é a coisa mais bonita do universo. Não há pássaro, não há Sol, não há mar, não há nada que se lhe compare.

O corpo da mulher é redondo, não tem arestas, tem uma policromia harmoniosa, cheira bem.»

Refiro-me a Francisco Simões, o escultor-poeta da Mulher e, à nossa memória de imediato vêm as maravilhosas esculturas femininas colocadas na Estação do Metro do Campo Pequeno, ou então, o grupo escultórico denominado «Flores de Verde Pinho», situado na Área de Serviço de Leiria, em homenagem a El-Rei D. Dinis e às «Cantigas de Amigo».

Vida e obra do Escultor-Poeta da Mulher

Quem é o Mestre Francisco Simões?

Brevíssimas notas biográficas em jeito de memorando:

  • Nasceu em Porto Brandão,  Almada, em 1946,
  • Por aconselhamento do Professor Calvet de Magalhães, frequentou o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio, concluindo-o em 1965.
  • Em 1967 foi bolseiro da OCDE , em Roma, Turim, Novara, Verona e Milão.
  • A convite de Germain Bazin, historiador de Arte e conservador de pintura no Museu do Louvre, em Paris, trabalhou neste prestigiado Museu em 1968.
  • Em 1974 concluiu o curso de Escultura da Academia de Música e Belas Artes da Madeira.
  • Em 1989 foi consultor do Ministério da Educação para o projeto «A Cultura Começa na Escola»; simultaneamente foi membro do grupo de trabalho criado também pelo Ministério da Educação  para a «Humanização e Valorização Estética dos Espaços Educativos».

A sua longa e profícua biografia ficará para outra oportunidade... As suas grandes referências na escultura são Miguel Ângelo e Rodin.

Talvez valha a pena recorrer ao próprio Mestre para sabermos o que sentiu quando, pela primeira vez visitou o Vaticano, e foi direitinho para a «Pietà», de Michelangelo:

«Tive o privilégio de poder tocar nela com as mãos. É tão bonita. Ainda hoje, quando esculpo as minhas peças só as considero prontas quando ao toque tenho a mesma sensação que tive com a Pietà.»

Mestre Francisco Simões tem uma vida cheia de histórias para nos contar, tanto da amizade e convivência com grandes vultos da Cultura portuguesa – entre eles Almada Negreiros, David Mourão-Ferreira – como «das conspirações em tempos de ditadura, da revolução e da dissidência»...

Como não é possível, aqui neste espaço que deveria ser breve, resumir o seu percurso como magnífico escultor-poeta da Mulher, nem tão pouco mostrar toda a sua obra plástica, aqui vos deixo umas quantas imagens do seu génio artístico no âmbito da Escultura, Desenho, Pintura, Cerâmica e ilustrações de Poesias de David Mourão-Ferreira.

Lourdes Mano Reis

Março 2021

Desenho, Escultura, Pintura e Cerâmica


Celebrar na Cesviver

Categoria :Datas Comemorativas

O Dia Internacional da Mulher

Ultrapassando a distância física, vamos celebrar juntos o dia 8 de março de 2021, com a participação de algumas Aderentes que enviaram poemas, da sua autoria e não só, dedicados à Mulher.

MULHER… palavra que leva o meu imaginário, e certamente o vosso, mulher ou homem, a vaguear pelos tempos vividos ou passados, para recordar bons ou menos bons momentos e/ou sentimentos, deixar saudade ou o desengano vivido…

Esta “viagem” foi como um filme: primeiro as histórias das mulheres (matriarcas ou não) da família, suas origens, vida e “fados”; depois, saí para visitar aquelas que tiveram algum impacto na minha vida – educadores, profissionais de saúde, religiosas, colegas, amigas.  Entre todas aparecia uma ou outra que ajudou ou contribuiu para quem sou e o que sou.

Mas o imaginário passou para a realidade e resolvi procurar algumas informações sobre o Dia Internacional da Mulher; quais as figuras que mais se distinguiram, na conquista para a liberdade da mulher e nos(as) mais diversos(as) ramos/ áreas. Assim sendo, vou partilhar convosco umas breves passagens:

Muitos são caminhos e as lutas travadas em diferentes datas e países, mas só vou referir: Celebração anual como Dia da Mulher foi organizado a 20 de fevereiro de 1909, em Nova Yorque, pelo Partido socialista da América; no resto do Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1020 tendo caído no esquecimento. Só na década de 1960 foi reativada pelo movimento feminista. O ano de 1975 foi designado, pela ONU, como Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

Em Portugal, Carolina Beatriz Ângelo, foi a primeira cirurgiã portuguesa em 1903 e a 28 de maio de 1908 foi a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto, nas eleições para a Assembleia Constituinte.

A sua militância em organizações defensoras dos direitos das mulheres iniciou-se em 1906 no Comité Português da agremiação francesa La Paix et le Désarmement par les Femmes, uma associação que tinha por objetivo a resolução de conflitos bélicos pela forma do diálogo, seguindo-se em 1907, no Grupo Português de Estudos Feministas, conduzido por Ana de Castro Osório e na Maçonaria.

Ana de Castro Osório - Foi escritora de literatura infantil, romancista e sufragista e ativista. Publicou, em 1905, o primeiro manifesto feminista português. Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, em 1907, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em 1909 e, em 1912, da Associação de Propaganda Feminista, a primeira organização sufragista portuguesa, tendo exercido o cargo de Presidente da lista das Surfistas Portuguesa e integrou a International Women Suffrage Alliance.

Adelaide Cabete – médica, professora, pedagoga e militante republicana feminista - foi uma das principais feministas portuguesas do Século XX.

Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres portuguesas.

(Mulheres Portuguesas - Origem: a enciclopédia livre.)

(Google – Ana Osório)

(Adelaide Cabete – Wikipédia.org. Wiki)

Muito e muitas mais mulheres se distinguiram em Portugal e no estrangeiro, não só pela luta dos direitos das MULHERES, mas também por outros factos que as marcou e ficaram conhecidas na História de um país ou do mundo.

Para finalizar faço referência Berthe Morisot que foi a primeira mulher a fazer parte do grupo impressionista, participando na Primeira Exposição Impressionista de 1874. Foi uma artista talentosa e revolucionária.

(Google – Berthe Morisot)

Feliz Dia para todas as Mulheres

Homenagem à MULHER