O Projeto CESViver nasceu a 19 de Junho de 2008
Categoria :Datas Comemorativas
No passado dia 19 de junho o CESVIVER completou 13 anos de existência como sendo um dos projetos da Casa do Educador do Concelho do Seixal.
Esta data foi assinalada no dia 22 deste mês, na galeria da CES com o grupo restrito de aderentes que têm vindo a frequentar todas as sessões semanais, pois ainda não é possível abrir a mais participantes. Esperamos que para o próximo ano possamos voltar a comemorar como antes da pandemia.
Nessa tarde esteve connosco a senhora vice-presidente, professora Emília Farinha, e mais tarde o senhor Presidente, professor Jaime Ribeiro, a quem eu, em meu nome e das aderentes, agradeço a presença, as palavras de apreço, o elogio ao trabalho, que se conseguiu desenvolver nestes tempos de incertezas e receios, e o incentivo para a sua continuação. Estendo os meus agradecimentos às aderentes e voluntárias presentes e à Senhora D. Cármen pelo seu apoio e carinho para com este projeto.
A tarde constou do seguinte: Palavras de abertura da sessão e agradecimento aos presentes.
Apresentação, em PowerPoint, e leitura pela autora, de textos em prosa ou poéticos escritos pelas aderentes, ao longo destes dois últimos meses, na rubrica Oficina da Escrita.
Seguiu-se, a primeira apresentação do “coro amador do CESVIVER” que tem como orientadora e dinamizadora a professora Inocência Bolas;
Entoou-se a canção de Parabéns e foi entregue uma recordação desta comemoração. Parabéns CESVIVER!
Agradeço à senhora D. Isabel Franganito a sua colaboração o registo sobre este dia.
A todas as que me felicitaram e ofertaram flores o meu bem-haja.
Como era o último dia de atividades das Tardes de terça-feira, uma vez que se entraria de férias, despedimos bom votos de saúde, amor e paz.
RD
Categoria :Artes
Por estranho que pareça, muito perto da Casa do Educador do Concelho do
Seixal fica a Avenida Marcos Portugal e, certamente que alguns dos moradores
desconhecem quem foi e qual a importância deste compositor luso brasileiro na
música.
No dia 15/06/2021 esteve connosco o nosso convidado e amigo Doutor António
Jorge Marques (CESEM FCS-NOVA) que fez uma “Palestra com exemplos
musicais” acerca do sublime compositor Marcos António da Fonseca Portugal.
Foi uma tarde cultural que interessou a toda a assistência.
Estou imensamente grata, ao Doutor António Jorge
Marques, pelo modo cativante e profissional como
comunicou e transmitiu os seus saberes, a sua
disponibilidade por ter enriquecido este projeto da CES e pela oferta de um livro da sua autoria.
Ainda poderá ler mais sobre a obra deste compositor no trabalho realizado pelo próprio palestrante.
Categoria :Atividades Lúdicas
A importância da música para os mais idosos
Desde que iniciei, o meu voluntariado neste projeto (CESVIVER) da Casa do Educador do Concelho do Seixal, que me tem sido pedido, pelas aderentes que frequentam assiduamente as atividades de terça-feira, a criação de um “grupo coral” para cantarem canções suas conhecidas.
A professora Inocência teve conhecimento deste anseio e logo se disponibilizou para dar início ao mesmo.
Será incluída na categoria das atividades lúdicas para além de início ou fim das tardes desde que seja propício.
O que nos levou a concretizar este tema foi: O gosto e vontade de cantar mostrado pelo grupo; o sabermos das vantagens da música desde que se nasce e até ao fim dos nossos dias; o querermos que haja mais momentos de boa disposição e colaboração em grupo.
Stefani (1987, p.9) descreve que cantar “é a vontade de nos exprimirmos, de libertarmos o que temos dentro de nós: a alegria íntima, a dor na alma, a raiva no corpo, ou um certo não sei quê.”
De acordo com uma das pesquisas na Google, passo a citar; “A música pode oferecer benefícios para idosos, assim como interação em grupos. Favorece a memória, evoca lembranças do presente e do passado. Quando utilizada com prazer a música pode trazer ao idoso a compreensão do mundo e de nós mesmo. Estudos comprovam que a música traz melhoria corporal, melhorando atividades musculares, melhorando então a respiração, pressão sanguínea, humor e metabolismo além de fortalecer as relações interpessoais onde a música é capaz de sociabilizar integrar e promover o equilíbrio emocional.”
Os objetivos para hoje eram os seguintes: A atividade musical na terceira idade; Recolha de canções de antigamente; Aprendizagem de uma nova canção e sua dramatização.
A professora Inocência iniciou a sessão apresentando os benefícios da música para os idosos; a musicoterapia e citou: “A música pode fomentar oportunidades para experiências comuns que são a base para o relacionamento. Uma simples melodia pode recuperar lembranças de acontecimentos marcantes do sujeito idoso. Assim, a música traz uma série de pontos positivos como: Melhora o equilíbrio; Melhora o humor; Evita picos de raiva; Reduz a agitação e o stress; Aumenta as boas sensações; Reduz a perda de memórias.”
A tarde foi vivida com alegria e vontade de aprender
R.M.D.
Categoria :Um livro, uma companhia
Sendo hoje 01 de junho de 2021 e comemorando-se o Dia da Criança, foi com este assunto que se iniciou a sessão das denominadas “Tardes de Terça-feira”. Apresentação, em PowerPoint, de artigos de forma a recordar: quando, porquê e para quê a necessidade deste dia. As aderentes fizeram a leitura de frases e poemas alusivos a esta data.
Iniciou-se o tema escolhido no âmbito do projeto Um Livro, Uma Companhia que recaia no escritor Miguel Torga
Foi pedida a participação das presentes para se pronunciarem sobre o autor. A senhora D. Rosa Maria Martins, já com a bonita idade de 84 anos, prontamente nos transmitiu tudo o que sabia. Ao terminar foi aplaudida por todas. Ainda houve outras aderentes que participaram intervindo ou mostrando um livro antigo de Miguel Torga.
Continuou-se com breve alusão à biografia e bibliografia do autor, a fim de completar o que faltava dizer.; Leitura e interpretação de poemas sobre a Criança.
Terminou-se a tarde com esta frase:
R.M.D.
© 2016 Enigma Theme|Theme Developed By Weblizar Themes
Comentários recentes