As Janeiras e os Reis

As Janeiras e os Reis

Categoria :Datas Comemorativas

Encontros à terça-feira na CESVIVER

Foi hoje, dia 11 de janeiro de 2022, que demos início ao 2º trimestre do ano letivo 2021/2022, retomando as intituladas Tardes de terça-feira na CESVIVER.

Foram relembradas todas as regras emanadas da D.G.S. relacionadas com COVID 19 para a utilização do espaço, da Casa do Educador do Conselho do Seixal, cedido para as atividades da CESVIVER: ser portador do certificado de vacinação; uso da máscara; desinfeção das mãos e respeitar sempre o afastamento social.

Desejou-se, a todas as aderentes, um bom regresso e Feliz Ano.

Foi pedido aos presentes que falassem um pouco sobre as suas festas: Natal, passagem de Ano e dia de Reis.

Como até ao final deste mês ainda decorrem acontecimentos relacionados com a quadra natalícia foi escolhido para tema desta tarde as Janeiras e os Reis. Foi relembrada para uns e contada para outros a origem destas comemorações e suas lendas.

Em relação às Janeiras falou-se das  suas celebrações em alguns países da Europa, com os seus seculares cânticos de religiosidade popular e festiva que representam peditórios cantados na noite de Natal, de Ano Novo e de Reis, dando-se mais ênfase a Portugal. Escutou-se Vamos Cantar as Janeiras.

Sobre a origem desta tradição foram apresentadas algumas recolhas feitas na Internet tais como: ser uma herança das strenas (arenas) romanas; estar relacionada com cultos pagãos, desenrolando-se no mês do deus romano Jano, de Janus, que é o deus romano das portas, assim como dos começos e dos fins; ser usual pedir ou oferecer dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava; a entoação dos cânticos tem por finalidade receber dádivas que se revestem de um carácter alusivo e propício a remeter-nos para tempos remotos.

A origem da tradição de cantar as Janeiras não se pode, contudo, dissociar-se da pobreza em que as pessoas viviam encontrando nesta, e noutras manifestações semelhantes, a forma de obterem uma dádiva, principalmente vinho e alimentos dos senhores abastados, sem que com isso se sentissem humilhadas.

O Dia de Reis, geralmente, encerra o Natal com várias comemorações por todo o mundo.

Há países com tradições mais específicas do que outros, mas sempre mantendo a essência da história dos três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Melchior, que ofereceram: ouro que é um elemento precioso e ao oferecê-lo a Jesus, os três reis magos estavam  considera-Lo “rei dos judeus”; incenso é, na verdade, a resina de uma árvore e simboliza a seiva da vida e os aromas com que os crentes costumavam orar;  mirra é uma erva amarga, produzida por uma árvore pequena do Norte de África. Antigamente, era muito usada para curar feridas no continente africano, mas depois passou a entrar também nas receitas de perfumes e em materiais de embalsamamento no Egito.

Foi apresentado um breve resumo das celebrações no Mundo com a finalidade de se poder comparar. Concluindo-se que há muitas diferenças no modo como o dia 06 de janeiro é celebrado.

Os cânticos de Natal de rua têm diferentes nomes e ocorrem em diferentes dias conforme os países:

- na Grécia, no dia 24 de dezembro, cantam-se as Kalandas;

- no Reino Unido e nos Estados Unidos, no dia 26 de dezembro cantam-se os Christmas Carols;

- em Espanha, no dia 6 de janeiro, cantam-se os Villancicos, geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas;

- em Portugal cantam-se as Janeiras, que começa no dia 1  e vai até dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, ou até ao final do mês, nos meios citadinos. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras, onde se juntam os amigos e vão cantar as Janeiras a casa dos vizinhos, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um Bom Ano a todos os presentes.

Boas Festas, Boas Festas

As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores.

Escutou-se, trauteou-se músicas e  observou-se vídeos, referentes a estas tradições: Natal dos Simples interpretado por Amália Rodrigues, apesar de se saber que não fora escrito para os Reis.

O tradicional bolo-rei faz parte da celebração de Reis. Era habitual, em determinadas zonas do país, o bolo-rei trazer uma fava e, a quem calhasse a fatia com a fava deveria providenciar o bolo no ano seguinte. Existe algumas variações a este bolo que passa pelo bolo rainha, por sua vez sem as tradicionais frutas cristalizadas, até ao bolo-rei de chocolate.

Em várias regiões de Portugal a refeição é idêntica à da consoada.

"Natal Tradicional" - Vimos-lhe Cantar os Reis - Origem Tradicional

Fez-se uma breve alusão às tradições relacionadas  com os festejos dos Reis em outros países:

Espanha - Uma das tradições é a “Cabalgata de Reyes” (cavalgada dos reis magos). A cavalgada é uma espécie de desfile no qual os reis distribuem doces às crianças (“carvão de azúcar”). Os desfiles nas grandes cidades são animados por carros alegóricos, com um forte esquema de segurança devido ao risco de atentados na Europa. O desfile representa o caminho que os reis magos fizeram até Belém.

A comida típica é o roscón de reyes (rosca dos reis), um tipo de pão coberto com frutas cristalizadas, amêndoas cortadas em finas lâminas e açúcar de confeiteiro. Uma particularidade é esconder um pequeno boneco de porcelana dentro da massa. Quem encontrar o bonequinho será o responsável para pagar o pão. A tradição diz também que encontrar o bonequinho também dá sorte.

Itália  - A tradição mais conhecida no Dia de Reis é a da “Befana”. Reza a lenda italiana que uma bruxa chamada Befana abrigou os reis magos. Eles convidaram-na a seguir a estrela de Belém, mas ela recusou a oferta. Arrependida, passou a distribuir doces às crianças e ainda hoje, os pequenos deixam meias na lareira à espera das guloseimas da velhinha.

Aqui, no lugar do Pai Natal, uma senhora já com alguma idade toma o seu lugar para distribuir prendas às crianças.

Finlândia - Para comemorar o “Loppiainen” (feriado), têm a tradição de fazer bolachas de gengibre em forma de estrela, as “Piparkakut”, ao mesmo tempo que pedem desejos.

 Estados Unidos - No Estado do Louisiana, o Dia de Reis marca o início das preparações do Carnaval.

Aqui também é habitual comer o “King Cake”, semelhante ao bolo-rei de Portugal, até à celebração do “Mardi Gras” (terça-feira Gorda).

 Perú - Outrora também era uma data em que se festejava com a oferta de presentes às crianças, contudo, essa tradição caiu em desuso.

No 6 de janeiro celebram a “Bajada de Reyes” e fazem uma pequena festa familiar durante a qual se desmonta o presépio. Por cada figura e adorno que se guarde, dita a tradição que se deve deixar dinheiro.

 Nesta tarde, também se retiraram todos os adereços relativos a esta quadra, na CESVIVER , enquanto se ouvia mais uma canção de Boas Festas.

Rosa Duarte

Recordando as festas dos Reis


Adicionar comentário